Tiramisu é um dos doces mais apreciados lá em casa. Cada um tem a sua receita e nesse blog tem mais de uma versão dele. O doce atem origem italiana e é feito com queijo Mascarpone, mas uso na maioria das vezes creamcheese. A receita francesa dá uma segunda opção. Já o café deve estar bem forte para justificar o nome da receita: tirami su, em italiano, significa "puxe-me para cima".
(livro Petit Larousse de Desserts)
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 150g de açúcar
- 250g de mascarpone ou creme de leite fresco
- 100ml de marsala
- 12 biscoitos champanhe
- 600ml de café forte, frio
- chocolate em pó
Separar as claras das gemas. Bater na batedeira as gemas com açúcar até ficar branco. Juntar o mascarpone ou o creme de leite e o marsala.
Colocar uma pitada de sal nas claras e bater em neve firme. Juntar à mistura de mascarpone.
Molhar os biscoitos no café e arrumar no fundo de uma travessa retangular. Colocar uma camada de creme de mascarpone. Arrumar uma segunda camada de biscoito champagne molhado no café e cobrir com o restante do creme de mascarpone. Salpicar com o chocolate em pó.
Colocar na geladeira por, pelo menos 2hs antes de servir.
Minhas modificações dessa receita
Marsala é um licor italiano, da Sicília, parecido com vinho do Porto. Não tenho, nunca usei. Uso Amaretto, Tia Maria ou Licor de Café. Ah, e não coloco no mascarpone, misturo no café antes de molhar os biscoitos.
Não faço com mascarpone, só uma vez. Uso 1 caixa de cream-cheese e 1 caixa de creme de leite, misturados.
O biscoito champanhe francês é muito maior que o nosso. Vai ser preciso mais que uma caixa para fazer as duas camadas. E, dependendo do pirex, duas caixas de cream-cheese.
Ao invés de 3 ovos, uso 1 a 2 ovos, dependendo do tamanho deles. Não gosto do cheiro de ovo, mesmo sabendo que ovo, quando batido com açúcar, o ovo "cozinha".
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.