Pular para o conteúdo principal

Pão rápido

O nome é pain rapide, mas ele só tem esse nome porque sua fermentação é mais rápida que a das outras receitas de pão que conheço. Mas tem que fermentar, não tem jeito.


Pain Rapide
(site Les Foodies)
  • 500g de farinha de trigo
  • 1 saquinho de fermento de pão
  • 1 1/2 copo de água quente
  • 1 colher (café) cheia de sal
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
Em um bowl de inox, misturar a farinha, o fermento e o sal.  Acrescentar o azeite e a água.  Misturar com as mãos até obter uma massa homogênea.  O gesto é importante: faça como se estivesse dobrando um lenço com a massa.  Atenção: a massa não deve colar na parede do bowl.  Junte farinha se estiver colando, ou água se estiver muito seca.  

Troque para um outro bowl ou pirex limpo, untado com azeite.  Cubra com um pano de prato e coloque a massa sobre uma fonte de calor leve (o melhor lugar é em cima da geladeira).  Deixar crescendo por 40 minutos.

Ligue agora o forno.  Ele deve ser pré-aquecido por 20 minutos.  Tire a massa do bowl e dê forma a seu pão:  faça um rolo com ele sobre o mármore salpicado de farinha e corte em pedaços com uma tesoura, ou forme uma pequena bisnaguinha, como preferir. Arrumar sobre um tabuleiro de alumínio untado, mesmo sendo de teflon.Esperar mais os 20 minutos finais de fermentação e colocar no forno por 40 minutos.

Retirar do forno quando as cascas estiverem firmes e o interior completamente assado, e deixar esfriar em cima de uma grade ou tabuleiro perfurado (o pão vai suar se ficar em cima de um prato de louça).


Pães com farinha de trigo integral
A receita original manda que se coloque em uma forma de bolo inglês untada de azeite e forrada de papel manteiga.  Já fiz assim, mas o pão cola muito nas laterais, fica difícil de soltar do papel e não forma uma casca tão grossa.  Ficou ótimo pra comer fatiado ao longo da semana, mas deu trabalho pra sair da forma.

Ela também fala que o pano de prato usado para cobrir a massa deve estar umedecido com água.  Mas a receita é francesa, e o clima é muito seco.  Aqui, não vi necessidade de molhar o pano, fermentou perfeitamente e foi menos uma coisa pra lavar.

Gosto quando o pão leva fariha integral, ele fica mais pesado, mas fica com a crosta mais grossa também.  Experimente a proporção de 300g de farinha de trigo comum + 200g de farinha de trigo integral.  Se for colocar farinha de centeio, diminua a quantidade de farinha de trigo integral, mas não passe de 10%, senão ele fica amargo como o Schwarzbrot alemão.

Comentários