Sobrecoxa de frango com mel e mostarda

Gosto bastante de assar sobrecoxa de frango, não ficam ressecadas porque tem muita gordura.  Procuro retirar o máximo de gordura delas.  Mas deixo a pele para assar, senão o gosto vai todo embora...

Sobrecoxa de frango com mel e mostarda
(adaptação do livro Cuisine Facile)
  • 4-6 sobrecoxas de frango
  • 1 cebola grande, picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga amolecida 
  • 1 colher (sopa) de mostarda anciènne (a mostarda Dijon, com caroços)
  • 1/3 xícara de mel
  • 1 galho de tomilho ou 1 colher (chá) de tomilho seco
  • 1 taça de vinho branco
  • sal e pimenta do reino.
Untar uma assadeira (inox, ferro fundido) com manteiga.

Misturar, em um potinho, a manteiga, mostarda, sal e pimenta do reino.  Passar essa mistura nas sobrecoxas e arrumá-las na travessa.  Derramar por cima o mel e salpicar de tomilho (ou os pequenos galhos frescos).  Colocar, em volta do frango, a cebola picada.  Por cima de tudo, regar com o vinho branco.

Colocar para assar em forno médio, coberto com uma folha de papel alumínio.  Após 15 minutos, tirar a travessa do forno e apoiar sobre o fogão.  Retirar o papel alumínio e recolher o molho que escorreu com uma colher grande e regar o frango. Se não tiver muito molho, jogar por cima um pouco de água quente, para ajudar a formar molho.  Verificar se está macio.

Recolocar a travessa no forno e deixar o frango por mais 15-20 minutos até dourar e acabar de assar.

Se quiser fazer um molho, retire o frango da travessa e coloque ela sobre o fogo, ligue a chama bem baixo, coloque um pouco de manteiga, misture até derreter e junte água morna para deglaçar.  Deixe cozinhando por 2 minutos, retirar e colocar em molheira.

Frango com mostarda e seu molho

Variações sugeridas:

Com ervas:
Fritar na manteiga o frango, que ficou marinando por 1 hora com estragão, salsa e cebolinha picados, 3 cebolas picadas e suco de um limão.  Juntar 1 colher (café) de mostarda e 250ml de creme de leite.  Temperar com sal e pimenta.

Com limão e tomilho:
Marinar o frango por 4 horas com o suco e raspas de 1 limão, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 dentes de alho amassados, 1 pitada de curry, tomilho.  Fritar em óleo, retirar o frango e colocar a marinada e esperar o molho reduzir.  Colocar por cima do frango.

Comentários

Postagens mais visitadas