Roast beef



Nenhuma receita de roast beef está em meus livros, e adoro fazer.  Filet mignon não é carne facilmente encontrada nos livros franceses.

Um restaurante perto da Maison du Vin de Bordeaux tinha como prato do dia, acompanhado de um purée de pomme de terre maison (purê de batatas) igualmente gostoso.  Quando voltamos ao restaurante, uns 3 dias depois, o prato do dia era... o mesmo!  Tenho dúvidas se o cozinheiro se especializou em fazer isso e resolveu oferecer todos os dias, ou se fazia por ser tão fácil.

Roast beef
  • 1 corte de filet mignon limpo de aprox. 1,5kg
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (chá) de tomilho desidratado
  • 20ml de molho inglês
  • tempero completo para carne, sem pimenta
  • 20g de manteiga
  • sal e pimenta do reino
Temperar a carne com o tempero completo para carne aproximadamente meia hora antes de fritar.

Escolher uma frigideira funda e grande o suficiente para o filet mignon caber inteiro, ou panela larga.  Colocar o óleo na frigideira para esquentar.  Quanto estiver bem quente, colocar a carne dentro com o auxílio de um garfo grande de trinchar - o óleo pode respingar.  Colocar por cima o tomilho.

Deixar a carne dourando, e só virar quando formar uma crosta.  Colocar o molho inglês, que ajuda a temperar a mesma e a dourar.  Virar de lado, deixando formar a crosta em outro lado.  Certamente o miolo está cru, essa tarefa de fritar é para "selar" a carne, e deixar seu líquido dentro.  

Pré-aquecer o forno a 220 graus, quente.

Desligar o fogo, transferir a carne inteira para uma assadeira de metal ou ferro e colocar no forno para assar a parte interna por aproximadamente 15-20 minutos.  Não deixe passar desse tempo, senão vai virar carne assada.

Enquanto a carne está assando no forno, religar a chama da frigideira e colocar um pedaço pequeno de manteiga para derreter, e misturar com as crostas que ficaram presas na frigideira.  Colocar água ou 1/2 xícara de vinho tinto (opcional), e mexer com fogo baixo, para formar um molho.  Deixar evaporar um pouco para reduzir, uns 2-3 minutos.  Passar para uma molheira ou colocar sobre a carne, no fim.

Retirar a carne do forno e esperar 5 minutos antes de fatiar.  Para manter quente, cobrir com uma folha de papel alumínio.  Todas as receitas de carne dizem o mesmo: esse tempo é necessário para reacomodar os líquidos dentro da carne e ela ficar macia.  Respeito isso.

Se tiver faca elétrica, fazer fatias finas.  Senão, procurar fatiar o mais fino possível sobre uma tábua de madeira. 

Comentários

Postagens mais visitadas