Pular para o conteúdo principal

Bolo de Nozes

Faço muitos bolos, e a maioria deles sem ter receita anotada.  Achei uma foto de bolo de nozes e estou adaptando a receita padrão de bolo branco.

Bolo de Nozes esperando esfriar

Bolo de Nozes
  • 200g de açúcar
  • 200g de manteiga
  • 200g de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 100ml de leite
  • 2 colheres (chá) de fermento Royal
  • 100g de nozes picadas

Bater, na batedeira, o açúcar com a manteiga até ficar cremoso e bem misturado.  Acrescentar os ovos, um de cada vez, e continuar batendo.

Colocar, intercalando, o leite e a farinha de trigo, batendo entre cada adição.  Colocar o fermento junto com a última adição de farinha.

Desligar a batedeira, acrescentar quase todas as nozes picadas e misturar com uma colher.  

Ligar o forno na temperatura de 180 graus.

Começar a untar a forma de bolo, preferencialmente uma com um furo no meio, que ajuda a espalhar o calor por toda a massa.  Passar manteiga e depois salpicar farinha, jogando fora o excesso que não grudar.

Despejar a massa dentro da forma e, por cima, salpicar o restinho de nozes.  Se tiver em casa, despeje por cima de tudo uma mínima camada de açúcar cristal, equivalente a 1 colher de chá sobre o o bolo inteiro.

Colocar pra assar por 30-40 minutos.

Retirar do forno e deixar esfriar antes de desenformar.

 
Nozes e village Périgueux
Na França, a região da cidade Périgueux é famosa por produzir as melhores nozes do país. E fois gras, fígado de pato, muito consumido como paté e terrine.

Périgueux é um vilarejo muito charmoso, lugar ótimo para um almoço.  A cidade cresceu, bastante, mas ficaram os vestígios da cidade de 200 AC que, com a chegada dos romanos, foi chamada de Vesunna, nome de uma deusa da Gália.

Comentários