O Gratin dauphinois é uma receita de batatas cozidas no creme de leite. Existem diversas receitas, cada uma variando ligeiramente os ingredientes. Creme de leite puro, creme de leite e leite, somente leite, mas todas usam queijo.
Eu escolhi o emmental em tirinhas porque ele fica muito bonito quando gratinado. Ou gruyère. Pode usar o queijo parmesão, mas diminua um pouco o sal.
As batatas não vão ser previamente cozidas, elas vão cozinhar dentro do creme no forno e, por isso, devem ser finas.
Gratin Dauphinois
- 3 batatas grandes
- 1 caixa (200ml) de creme de leite
- 200ml de leite
- noz moscada
- sal, pimenta do reino
- 100g de queijo ementhal ralado grosso (como tirinhas)
Lavar e descascar as batatas, cortar em rodelas muito finas. Não lavar novamente - o amido que solta das fatias é importante para manter as batatas unidas na hora de assar.
Ligar o forno em temperatura 180 a 200 graus.
Untar uma travessa de porcelana ou refratário com manteiga. Arrumar as rodelas de batatas cruas.
Em um bowl, colocar o creme de leite, o leite, um pouco de noz moscada em pó e sal. Prove para ver se está bom, você não vai ter como colocar mais depois. A batata já está completamente sem sal e ela vai absorver esse sal daqui.
Por cima de tudo, espalhar o queijo ralado em fatias. Cobrir com papel alumínio, sem apertar muito. Isso serve para cozinhar as batatas e evita que espirre no seu forno.
Colocar no forno já quente e deixar assando uns 20 minutos coberta. Levantar o alumínio e verificar com um garfo se já estão parcialmente cozidas. Caso positivo, retire o papel alumínio e deixe assando mais uns 15-20 minutos até o queijo gratinar e o líquido desaparecer - o que é sinal que ele já foi absorvido pelas batatas.
Servir quente ou morno, dependendo do clima lá fora!
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.