Pular para o conteúdo principal

Charlotte de chocolate, nozes e damasco

Essa foi minha primeira charlotte.  De tão bonita que ficou, me animei a fazer charlotte ao invés da mousse pura.   Fiz no aniversário do cliente principal e queria surpreender, deu certo.  Mas para ficar assim, bonitinha, tem um montão de técnicas aprendidas em outros livros, e que colocarei no final da receita.

Guardei essa receita para postar no Natal porque combina bem com mesa de festa.


Charlotte de chocolate, nozes e damasco
(inventada por mim)
  • 1 caixa de biscoito champagne
  • 1 xícara de leite frio
  • 2 cálices de licor de chocolate, ou Amaretto ou Nocello
  • 50g de chocolate amargo de cobertura, para derreter
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 30g de nozes, trituradas grosseiramente
  • 5 damascos secos
  • algumas nozes e um damasco seco para enfeitar
  • 1 receita de mousse de chocolate
Preparar a mousse conforme a receita do link acima. 

Cortar os damascos em pedaços pequenos (4 a 6 cada damasco) e colocar os pedaços de molho em uma xícara com o licor, misturado com uma colher de sopa de água, e aquecer por 30 segundos no micro ondas.  Triturar as nozes.  Escorrer os damascos do licor, misturá-los na mousse, juntamente com as nozes, guardando o licor para usar depois.  Deixar reservada.

Pegar uma forma de bolo pequena, com a borda ligeiramente aberta e forrar o fundo com disco de papel manteiga.

Derreter o chocolate amargo em banho maria até que fique bem líquido e acrescentar a manteiga amolecida, misturar bem com um fouet.  Derramar esse chocolate no fundo da forma e espalhar com colher para cobrir todo o fundo (para formar uma casquinha).


Em um prato ou pirex fundo e largo, colocar o leite frio e misturar 1 cálice do licor e usar o resto que ficou com os damascos, se precisar. Cortar os biscoitos champagne ao meio (caso essa seja a altura da forma, senão deixar inteiros), molhar cada um deles no leite e arrumar verticalmente nas laterais da forma, parte quebrada para cima.  Não deixar muito ensopado, para não molhar o chocolate que está no fundo, endurecendo.


Quando terminar a volta dos biscoitos, preencher o buraco central com a mousse de chocolate já com o damasco e nozes.  Levar para gelar por, no mínimo, 4 horas.


Antes de desenformar, passar uma faca bem rente na lateral da forma, para descolar os biscoitos.  Virar sobre um prato para desenformar, com cuidado.  Descolar o papel manteiga da superfície do chocolate, enfeitar com nozes e damasco.


Cuidados a seguir:

Cortar o papel ultrapassando ligeiramente o tamanho do fundo, de forma que suba um pouco pela lateral e evite que a casquinha de chocolate grude do alumínio da forma.

Os biscoitos não podem ficar muito encharcados, senão se desmontam na mão na hora de arrumar. Se tiver dificuldade para mantê-los na vertical enquanto os arruma na forma, colocar um copo no centro para equilibrá-los.

Se a quantidade de mousse não for suficiente para preencher a forma totalmente, faça uma camada de biscoitos por cima, que funcionarão como base da charlote, ao desenformar.  Isso deixa ela mais firme também.

A mousse vai endurecer bastante quando gelar, porque os biscoitos vão absorver parte da umidade dela.  Quando passar as 4 horas ou mais, você vai notar que os biscoitos estão novamente duros, e o interior bastante firme.


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.