Muffin de cenoura cobertura de laranja

Foi a melhor forma que encontrei para traduzir Dolcetti arancioni, olhando para a foto dele no livro Voglia di Cucinare.  É um muffin feito de cenoura, com uma calda.  Não usei a forma de cupcake pra não ter trabalho de lavar, não sabia se ia dar certo. 

Deu muito certo e da próxima vez farei bolinhos individuais, como manda a receita.


Dolcetti arancioni, digo Muffin de Cenoura
(livro acima)
  • 150g de farinha de trigo
  • 100g de manteiga
  • 80g de açúcar
  • 300g de cenoura
  • 80g de nozes
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de fermento Royal
  • sal
Triturar as nozes.  Ralar as cenouras e cozinhar em água por meia hora, escorrer e passar no mixer para fazer um purê.  Bater a manteiga com o açúcar e uma pitada de sal.

Juntar o ovo, bater mais um pouco.  Juntar a farinha de trigo, o fermento e o purê de cenoura.  Misturar tudo bem, colocando por último as nozes.  Com uma colher, colocar a massa nas formas de cupcake untadas com manteiga e farinha e colocar no forno a 180 graus por 15 minutos.  

Preparar o glacê: misturar o açúcar em pó com 2 colheres (sopa) de suco de laranja e um pouco de raspa da casca de laranja.  Retirar o bolo do forno, cobrir com a calda de laranja e colocar para esfriar.

Minhas modificações foram

Coloquei a calda depois de desenformar (ainda morno), e o que escorreu para o prato o bolo absorveu novamente.

Usei um pouco de farinha de trigo integral, ele ficou mais parecido com bolo de milho. Não farei assim da próxima vez.  Ficou muito gostoso, mas realmente esfarelando.  A receita já coloca muito pouca farinha de trigo para ligar a massa...

Uma vista de Menton
Menton é a última cidade francesa no litoral do Mediterrâneo da região PACA (Provence, Alpes, Côte d'Azur), na fronteira com a Itália.  Aliás, fronteira com o Principado de Mônaco (fica a 7km dele), que está entre aqueles dois países nesse trecho de beira-mar. Do lado da Itália, a última cidade é Vintimille, graciosa mas nem tanto quanto Menton.

Em Menton as construções são tipicamente italianas, de cores fortes, assim como a sua culinária.  A cidade é famosa por uma festa que acontece no fim de fevereiro, chamada Fête du Citron, um tipo de "carnaval" animado por carros alegóricos feitos de limões, laranjas e outros cítricos.

Comentários

Postagens mais visitadas