Pular para o conteúdo principal

Torta figo e pessego fresco

Estive em uma fase de fazer tortas depois que descobri a receita ideal de massa no livro Around my French Table.   Todas as receitas são visivelmente receitas de sucesso!  Naquela época, estava encontrando muitos figos nos mercados, mas não comprei quantidade suficiente para cobrir a torta, então fiz uma torta de frutas colorida - Tarte figue et pêche - com a acidez do pessego contrastando com a doçura do figo maduro...



Torta de figo e pessego fresco
  • 1 receita de massa de torta de Morangos e tortas
  • 1 caixa de figos frescos
  • 6 pessegos maduros e macios
  • suco de meio limão
  • 1/2 xícara de amêndoas trituradas
  • 2 colheres (sopa) de geléia de pessego ou de damasco
Pré-aquecer o forno a 200 graus.

Lavar e cortar os figos em rodelas, retirando a parte que tem o cabo e descartando.

Lavar e cortar os pessegos ao meio, retirando o caroço.  Cortar cada metade ao meio e espremer o suco de limão por cima deles, em um prato.

Abrir a massa de torta, conforme a receita do link acima, e colocar no congelador por 5 minutos. 

Triturar as amêndoas no processador e espalhar por todo o fundo da torta, por cima da massa.   Escorrer o pêssego e arrumar as frutas de forma a cobrir toda a superfície da torta, sobrepondo um pouco.

Colocar em forno quente para assar, enquanto as frutas vão cozinhando e soltando os líquidos - que a amêndoa vai absorver e impedir que a massa fique molhada. Quando a massa estiver dourada, retirar do forno e deixar esfriando sobre o fogão.

Aquecer, em uma panela pequena, a geléia de damasco ou pessego misturada com 2 colheres de água, de forma a fazer uma calda brilhante.  Espalhar, com um pincel de silicone, por cima das frutas.  Esperar esfriar para desenformar e servir.

Comentários