Bolo de nozes com nuvem de gengibre

O livro que escolhi deu uma receita de Gâteau aux noisettes, que foi transformado em Gâteau aux noix porque avelã é pouco vendida por aqui.  O cliente principal gosta muito de bolo de nozes, e resolvi experimentar uma nova receita no aniversário dele.



Bolo de nozes com nuvem de gengibre
(ligeiramente adaptada do livro Petit Larousse des Desserts)
  • 100g de nozes (usei 200g)
  • 1 colher (chá) de fermento Royal
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 3ovos
  • 180g de açúcar
  • 180g de farinha
  • 150g de manteiga
  • 1/2 xícara de leite (meu acréscimo)
Pré-aquecer o forno a 170 graus.

Triturar grosseiramente as nozes dentro de um saco plástico com a ajuda de uma colher de sorvete.  Misturar a farinha de trigo com o fermento e o bicarbonato.

Separar as gemas e as claras dos ovos.  Em uma saladeira grande ou batedeira elétrica, bater a manteiga amolecida com o açúcar e as gemas.  Depois, juntar a mistura farinha-fermento e o leite, intercalando.  Juntar as nozes picadas.

Bater as claras em neve com uma pitada de sal.  Juntar à mistura anterior, suspendendo delicadamente com uma espátula, misturando.

Untar uma forma com manteiga e colocar a massa.  Acertar a superfície, batendo em baixo da forma para espalhar e assar durante 35-45 minutos, ou até quando a superfície ficar dourada e um palito espetado no centro sair seco e limpo.

Meus comentários:

Deixei as nozes bem grandes e ficaram crocantes ao fatiar o bolo.  Quando triturada no processador ficam em forma de farofa, e o gosto será menos acentuado.

A receita original não leva leite, mas em dúvida se a massa ficaria muito seca sem leite, optei por usar. 

Assei o bolo em uma forma de kouglof, que fica lindo quando desenformado, então fiz para cobertura que chamei de nuvem:
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (pó super fino) + 1/4 colher (café) de gengibre em pó.

Misturei, coloquei em uma peneira pequena e salpiquei sobre o bolo, para ficar com cara de neve.  O gengibre deu o toque todo especial à docura do bolo e a gordura das nozes.  Perfeito para o café da tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas