Pular para o conteúdo principal

Salada de couscous marroquino

Tantos e tantos livros dão receita de salada de couscous marroquino que resolvi experimentar fazer para uns amigos.   Fiz um dia antes para, caso não ficasse gostosa, preparasse outra entrada.  Foi uma grata surpresa!  Além do couscous ficar geladinho e pegar o gosto dos legumes picados, ele fica mais soltinho depois de frio.  E os legumes dão um gosto pra lá de especial no trigo.

Salada de couscous marroquino


Salada de couscous marroquino
  • 150g de trigo marroquino, vendido em caixa de 1/2kg
  • 1/3 de pimentão amarelo
  • 1 tomate bem firme e grande
  • 1/2 lata de milho cozido
  • 6 azeitonas sem caroço
  • algumas passas brancas, sem caroço
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Colocar o trigo em um pirex redondo, com o dobro da profundidade da quantidade de trigo.  Ferver água em uma panela, colocar sal, ou sal aromatizado com legumes, ou 1/4 de cubo de caldo de legumes.  Quando estiver bem quente, despejar sobre o trigo de forma a ultrapassar o nível em um dedo.

Quando o trigo inchar, ele deve estar amolecido e não muito empapado.  Pegue alguns grãos com a mão: se estiver muito duro, colocar mais um pouco de água e deixar coberto com um prato para abafar.

Soltar o trigo com um garfo, de forma que os grãos fiquem bem soltinhos e regar com o azeite de oliva e misturar com o garfo para o azeite envolver todo o trigo.

Enquanto isso, cortar o pimentão ao meio, retirar todos os filamentos brancos e suas sementes, cortar em tirinhas e depois cubos bem pequenos (aprox. meio centímetro cada).  Fazer o mesmo com o tomate, retirando sementes e filamentos internos e fazer cubinhos com a parte mais firme grudada na casca.  As azeitonas devem ser cortadas em 4 pedaços.

Colocar as passas em uma xícara com um pouco de água e aquecer no micro ondas por 15 segundos, para hidratar.  Escorrer a água e misturar as passas com os demais legumes com o trigo, descartando o couscous no fundo do pirex que ficar empapado com azeite.

Misturar tudo e colocar em potinhos individuais para servir.  Use pequenos garfinhos para comer.

Comentários