Também conhecido como creme Argenteuil em homenagem à região (centro-norte)  onde crescem os melhores aspargos da França.   Diz o livro que toda a receita que tenha Argenteuil no nome contém aspargo.  O que fez essa sopa cremosa ser um clássico da cozinha francesa é porque era feita com um molho béchamel leve, ou com um caldo engrossado (velouté), ou uma combinação dos dois.  Para os que preferem mais encorpada, dobram a quantidade de creme.  A receita é para 8 pessoas.
Creme de Aspargo
(livro French classics made easy)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
 - 1kg 300g de aspargos, cortado em pedaços de 2cm
 - 1/4 colher (chá) de sal
 - 1 pitada de pimenta do reino
 - 6 xícaras de caldo de galinha
 - 2 1/2 colheres (sopa) de maisena, dissolvidos em 2 1/2 colheres (sopa) de água gelada
 - 1/4 xícara de creme de leite
 
Em panela grande, derreter a manteiga em fogo médio, colocar os aspargos e saltear até ficarem verde forte, por uns 5 minutos.  Temperar com sal e pimenta.
Juntar o caldo e colocar para ferver em fogo alto, retirando toda a espuma que se formar na superfície. Ferver até que fiquem macios, por 4-5 minutos.
Colocar os aspargos e o caldo em um liquidificador, descartando o que ficou grudado no fundo da panela. Devolver para a panela. Colocar para ferver, juntar a mistura de maisena com água para engrossar e, por último, o creme de leite, mexer por 1-2 minutos e apagar o fogo.
A sopa também pode ser engrossada com uma batata pequena, ao invés de maisena. Corte finamente a batata e acrescente junto dos aspargos.

Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.