Frio! Os franceses também tem sua versão de feijoada: cassoulet. Pouco preparada por aqui, acho que é pela dificuldade de encontrar as carnes. Descobri um açougues especializado em "carnes exóticas" a carne de carneiro. A receita é trabalhosa, mas sendo um clássico da cozinha francesa, não ia deixar de postar para os gourmands.
Cassoulet
Cassoulet
(livro Les 400 recettes d'hiver)
- 4 salsichas de Toulouse
- 600g de palheta de cordeiro (pata dianteira)
- 4 pedaços de ganso ou pato confit
- 1kg de feijão branco
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de gordura de pato
- 4 colheres (sopa) de extrato de tomate concentrado
- 1 bouquet garni
- 80ml de Cognac
- 6 colheres (sopa) de farinha de rosca
- sal, pimenta do reino
Na véspera, colocar o feijão de molho em uma grande saladeira, durante 12 horas.
No dia, descascar e cortar as cebolas e os dentes de alho. Cortar o carneiro em pedaços pequenos e sem osso. Colocar o feijão em uma panela grande, cobrir de água fria e deixar cozinhando em fogo baixo por 1h 30min, panela tampada. Depois, escorrer em uma peneira, guardando a água do cozimento.
Derreter a gordura de pato em uma panela (cocotte, preferencialmente), dourar os pedaços de carneiro, juntar as cebolas, alho e cognac. Molhar com o caldo do feijão, juntar o concentrado de tomate e o bouquet garni, colocar sal e pimenta do reino. Misturar e tampar a panela, deixar cozinhando por pelo menos 1h 30 min. Juntar, então, o feijão branco e cozinhar por mais 15 minutos.
Durante esse tempo, furar as salsichas com um garfo, para não estourarem, e fritar a seco em uma frigideira antiaderente. Colocar o conteúdo da panela juntamente com as salsichas em uma travessa refratária funda e cobrir de farinha de rosca. Colocar a travessa dentro do forno quente por 10 minutos para gratinar a farinha. Servir bem quente.
A salsicha de Toulouse é uma linguiça gordinha, de uns 2cm de diâmetro. Esse prato trabalhoso, mas de sabor compensador, é para fazer naqueles dias frios, em que se tem a casa com muita gente para compartilhar comida e conversa!
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.