Financier de cereja

Financier é um bolinho pequeno, geralmente feito com farinha de amêndoa e muita manteiga.  Diz o Wikipedia que foi inventado por um pâtissier francês chamado Lasne, e que era popular no quartier Bourse, em Paris,  O biscoito-bolo fica molhado, e muito saboroso, porque usa pouca farinha de trigo.  Essa receita tem uma surpresinha dentro: cerejas em calda! 



Financier de cereja
  • 150 g de manteiga
  • 150 g de açúcar
  • 100 g de amêndoas trituradas (quase farinha)
  • 5 claras de ovo
  • 80 g de farinha de trigo
  • 24 cerejas em calda
Derreter a manteiga em xícara no micro ondas e esperar esfriar um pouco.

Em um bowl, misturar o açúcar com a farinha de amêndoas e a farinha de trigo. 

Em um outro bowl, bater as claras de ovo com um garfo ou com a batedeira e juntar com os ingredientes secos.   Juntar a manteiga derretida e morna e misturar tudo. 

Colocar nas formas de financier ou de mini-cupcakes, encher 2/3 delas, ou em potes refratários pequenos, untados com manteiga e colocar na geladeira por 30 minutos.

Acender o forno a 200 graus.   Depois de 15 minutos já aceso, colocar as formas para assar durante 10 minutos, baixar a temperatura para 180 graus e assar mais 5 minutos.  O financier deve estar com uma crostinha dourada em volta.

Meus comentários:

Usei cerejas Amarena em calda.  Lavei a calda com água corrente e sequei ligeiramente as cerejas.  Recomendo passar rapidamente na farinha de trigo para a cereja não afundar e colar na forma de cupcake/financier.  A receita indicava que usasse amoras, mas não são fáceis de encontrar por aqui.


Comentários

  1. Não sei como misturei o post com outro título, mas o financier é de cereja. Corrigido no blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.

Postagens mais visitadas