Financier é um bolinho pequeno, geralmente feito com farinha de amêndoa e muita manteiga. Diz o Wikipedia que foi inventado por um pâtissier francês chamado Lasne, e que era popular no quartier Bourse, em Paris, O biscoito-bolo fica molhado, e muito saboroso, porque usa pouca farinha de trigo. Essa receita tem uma surpresinha dentro: cerejas em calda!
Financier de cereja
- 150 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 100 g de amêndoas trituradas (quase farinha)
- 5 claras de ovo
- 80 g de farinha de trigo
- 24 cerejas em calda
Derreter a manteiga em xícara no micro ondas e esperar esfriar um pouco.
Em um bowl, misturar o açúcar com a farinha de amêndoas e a farinha de trigo.
Em um outro bowl, bater as claras de ovo com um garfo ou com a batedeira e juntar com os ingredientes secos. Juntar a manteiga derretida e morna e misturar tudo.
Colocar nas formas de financier ou de mini-cupcakes, encher 2/3 delas, ou em potes refratários pequenos, untados com manteiga e colocar na geladeira por 30 minutos.
Acender o forno a 200 graus. Depois de 15 minutos já aceso, colocar as formas para assar durante 10 minutos, baixar a temperatura para 180 graus e assar mais 5 minutos. O financier deve estar com uma crostinha dourada em volta.
Meus comentários:
Usei cerejas Amarena em calda. Lavei a calda com água corrente e sequei ligeiramente as cerejas. Recomendo passar rapidamente na farinha de trigo para a cereja não afundar e colar na forma de cupcake/financier. A receita indicava que usasse amoras, mas não são fáceis de encontrar por aqui.
Não sei como misturei o post com outro título, mas o financier é de cereja. Corrigido no blog.
ResponderExcluir