Linguado com coentro

Em minhas buscas por livros para ler, encontro ocasionalmente alguns com receitas e estórias sobre lugares interessantes.  Acabo comprando.  Estava mesmo precisando de um livro com receitas portuguesas. Entre outros, comprei Os Sabores do Alentejo - História, vinhos e receitas.  Existe mistura melhor?   Resolvi fazer para a Sexta-feira Santa uma receita desse livro, o Linguado com coentros (sim, no plural) já que era dia de comer peixe.


Linguado com coentro
(do livro acima)
  • 1 linguado de cerca de 1,5kg (usei filés)
  • alguns galhos de coentro fresco
  • farinha de trigo para polvilhar
  • 1 limão
  • sal
  • 6 grãos inteiros de pimenta do reino
  • farinha de trigo
  • azeite de oliva
  • 1/2 xícara de chá de leite (usei 2 caixas de creme de leite, explico no fim o motivo)
Faça uma marinada com 1/2 litro de água, coentro fresco picado, limão, sal e grãos de pimenta do reino.  Coloque o linguado em uma travessa e despeje sobre ele a marinada.  O peixe deve ficar de molho por 2 a 3 horas.

Polvilhe o linguado com farinha de trigo, e leve ao fogo para dourar em uma frigideira com o azeite de oliva.  Retire o peixe da frigideira e coloque em uma travessa refratária.


Misture o azeite da frigideira com o coentro e a pimenta retirados da marinada.  Acrescente o leite e vá mexendo no fogo até o molho encorpar.


Despeje o molho sobre o peixe e leve-o ao forno pré-aquecido a 200 graus por 5 minutos.


Minhas modificações, que foram muitas:
Não comprei o peixe inteiro, mas os filés altos.  Mesmo assim, fiz duas camadas de peixe.

Fiz a marinada e deixei o peixe por meia hora somente, pois era filé sem a pele, então o gosto pega mais rápido.

Pulei a etapa da fritura: o filé de linguado é muito frágil e sem casca e frito formaria uma crosta no peixe e eu queria que ficasse macio (e sem cheiro na cozinha!).

Meu peixe saiu direto da marinada para uma travessa untada,  Coloquei o creme de leite misturado com o coentro e as pimentas do reino, e 2 colheres de sopa da marinada.  Provei, acertei o sal, e reguei a travessa que estava o peixe.   Cobri com papel alumínio

Coloquei no forno, pré-aquecido a 180 graus, para assar durante 40 minutos. O creme de leite fica borbulhando com a água da marinada durante os primeiros 20 minutos.

Retirei o papel alumínio e deixei assando/secando por mais 20 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas