Pular para o conteúdo principal

Crème caramel

Crème caramel é o nome francês do pudim de leite.  Mas eles não usam leite condensado, acham isso um absurdo!  Vou dar a receita original com uma ligeira adaptada porque não considero que para o pudim seja preciso usar baunilha de verdade e aqui ela precisaria ficar em infusão por 12hs dentro do leite.  Demora muito.


 Crème caramel

(adaptado do livro Petit Larousse des Desserts)
  • 1 litro de leite integral
  • 4 ovos
  • 3 gemas de ovos
  • 3 favas de baunilha
  • 350g de açúcar
  • 600ml de água
Colocar o leite para ferver com as favas de baunilha abertas.  Deixar em infusão por 12hs na geladeira.  Passado esse tempo, retirar as favas de baunilha e ferver o leite novamente.

Em uma saladeira, bater os ovos com 200g de açúcar e juntar o leite fervendo sem parar de bater com batedeira.  Coar e deixar repousando por 15 minutos.

Pré-aquecer o forno a 150 graus.

Cozinhar o açúcar restante com água até obter um caramelo dourado escuro, retirar a panela do fogo antes que queime e imediatamente dividir entre os ramequins individuais ou forma para pudim.

Colocar, por cima da calda, o leite cozido e batido com baunilha e ovos, até a borda.  Assar em banho maria por 1 hora ou até que o conteúdo esteja firme e a superfície dourada.  Retirar do forno, deixar esfriar, e colocar na geladeira para refrigerar.

Desenformar cuidadosamente passando uma faca pela borda e mergulhando o fundo de cada ramequin em um pirex com água fervendo dentro, para o caramelo amolecer antes de desenformar.


Adaptações e não são poucas:

Usei essência de baunilha, 1 colher (chá) ao invés da fava de baunilha.  Pulei a etapa de 12hs na geladeira.  Fervi o leite com a baunilha e coloquei na receita quando requerido.

Não usei as gemas adicionais, somente 4 ovos inteiros.  Ficaria mais amarelinho, mas eu teria que aproveitar as claras em outra coisa.

Fiz a calda de forma diferente: deixei o açúcar derreter na panela (na boca do fogão de trás), a seco, e quando caramelou, coloquei água (cuidado: espirra!).  Misturei até ele voltar a derreter, dividi entre os ramequins.

Comentários

  1. Perfeito! Com a adaptação ficou melhor ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso porque eu não tenho leite condensado em casa. Mas comprei integral Leitissimo pra ter gosto - aliás, que leite bom esse! Pra pana cotta, é essencial! Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.