Pular para o conteúdo principal

Pernil de cordeiro ao forno

O nome simplificado é Agnello al forno e a receita é uma especialidade da região, maravilhosa para ser saboreada com amigos.  O restaurante-pousada dessa receita é famoso por ficar em uma construção antiga - porém reformada - onde se produzia azeite, em uma cidade entre Montepulciano e Pienza, duas jóias da Toscana.


Pernil de cordeiro ao forno
(livro acima)
  • 1 pernil de cordeiro de aprox. 2kg 300g
  • 50g de pancetta, picada (ou presunto de parma)
  • 3 galhos de alecrim
  • 2 dentes de alho
  • sal
  • 2-3 copos de vinho tinto seco
Pré-aquecer o forno a 230 graus.

Deixar o cordeiro chegar a temperatura ambiente.  Misturar a pancetta, alecrim, alho e sal juntos para formar uma pasta, e esfregar na pernil.  Colocar o pernil em uma assadeira de metal funda e assar por aproximadamente 30 minutos.  Retirar do forno e regar com o vinho tinto.  Recolocar no forno, abaixar para 170 graus, e assar por mais 1h 30min.

Remover o pernil para uma travessa de servir, e colocar a assadeira de metal no fogão, e reduzir o líquido restante até formar um molho.  Se estiver muito seco, colocar um pouco de água e misturar até formar o molho.  Servir em molheira, separado.

Essa receita é do restaurante-pousada La Chiusa.


Via della Madonnina, 88 - Montefollonico - Itália
Tel: 0577-669-668
Aberto diariamente para almoço e jantar, fechado nas terças.  Importante reservar.  
A proprietária e chef Dania Mansotti é uma florentina elegantíssima, que sai impecável de sua cozinha, como saída de uma revista de moda.  Assim como ela, sua comida é stylish, como conta o livro.

Comentários