Pular para o conteúdo principal

Pudim de nozes

Ultimamente temos nozes no mercado o ano inteiro, e elas passaram a fazer parte da lista habitual de compras, e sempre temos em nossa dispensa.  Depois do sucesso que foi a receita de crème caramel , resolvi criar um pudim de nozes.  Porque não pensei nisso antes?


Pudim de Nozes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata cheia de leite integral
  • 3 ovos
  • 10 metades de nozes (mais 6-8, se for usar para enfeitar)
Calda
  • 150g de açúcar
  • 70ml de água
Preparar a calda colocando o açúcar para derreter em uma panelinha pequena, puro, em fogo médio.  Quando ele começar a derreter, misturar com uma colher de pau, até ele caramelar e ficar com cor dourado escuro.  Antes que queime, tirar a panela de cima do fogo e acrescentar a água (com cuidado, vai espirrar!).  Devolver a panela para o fogo e mexer até que ele dissolva novamente, e faça uma calda caramelo escuro.  Distribuir entre 6 a 8 potinhos individuais de pudim ou de crème brulée.

No liquidificador, colocar o leite condensado, usar a lata como medida de leite (até a borda ou um pouco mais) e despejar o leite, e colocar as nozes.  Ligar o liquidificador e bater por 1-2 minutos, para triturar as nozes.  Desligar, acrescentar os ovos inteiros e bater novamente por 1-2 minutos.

Despejar esse creme dentro dos potinhos, por cima da calda de açúcar.  Arrumar todos os potinhos dentro de uma assadeira funda, e despejar água quente na assadeira de forma que cubra os potes até a metade, pelo menos.  O pudim deve assar em banho-maria.    Assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada e o interior firme.  Espete um garfo para testar.

Na hora de servir, se quiser, enfeitar com uma metade de noz. 
Uma dica: um daqueles utensílios supérfluos que são uma benção na cozinha é o tapete de silicone, que tem várias utilidades.  Aqui, serve para que os potes não fiquem trepidando e batendo uns contra os outros com o borbulhar da água na assadeira.

Outra utilidade que justifique a compra?  Colocar na prateleira de baixo do forno quando a travessa de cima estiver transbordando ou borbulhando: evita que aqueles pingos de gordura caiam na base do forno, fazendo fumaça dentro.

Existem alguns com borda, que são utilizados para colocar diretamente a comida dentro dele para assar, como um frango, mas imagino ser complicado tirar de dentro do forno (a não ser que seja forno elétrico, que a prateleira de grade pode ser retirada.  Já usei o meu com borda para assar massa de bûche de Noël, uma versão do nosso rocambole, que não tem perigo em inclinar para tirar do forno.

-::-

Aqui vai uma curiosidade da língua francesa.  Um dia, meu professor me perguntou se eu sabia a função da trema em cima da vogal.  Eu não fazia idéia... E ele explicou: é para marcar que a vogal deve ser pronunciada;  ou seja, na palavra Noël, a tendência natural seria dar ênfase ao "o" e mal pronunciar o "e".  No entanto as duas vogais são marcadas.  Gostei!


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.