Pular para o conteúdo principal

Torta de uvas com amêndoas

O livro dá o nome de Tarte au raisin frais, ou seja, a torta é feita com a uva fresca e não com a uva passa.  A uva é uma fruta deliciosa, mas em torta ela não dá um sabor tão acentuado quanto as tortas feitas com frutas vermelhas.  Acrescentei amêndoas para dar um toque a mais.

A receita é super fácil de fazer, e escolhi uvas sem caroço, para facilitar ainda mais.  Escolhi fazer a minha massa de torta preferida, que tem um sabor mais marcante que uma massa de torta comprada pronta.



Torta de uvas frescas
(bastante adaptada do livro Petit Larousse des desserts)
  • 1 receita de massa de torta ou massa de torta pronta da Arosa
  • 500g de uvas brancas sem caroço
  • 3 ovos
  • 100g de açúcar
  • 250ml de creme de leite
  • 50ml de kirsch
  • uma nuvem de açúcar glace para enfeitar
  • 1/3 xícara de amêndoas em lascas
Colocar a massa de torta aberta dentro da forma, ajustando as bordas no ondulado da mesma, e cortando o excesso de massa.  Espetar um garfo no fundo da massa de torta de forma a fazer pequenos micro furos para a torta não inchar quando assar.  Não exagerar para não escorrer o líquido (umas 6 garfadas espalhadas já é suficiente).

Pré-aquecer o forno a 200 graus.

Arrumar as uvas no fundo da forma, bem apertadas umas contra as outras, de torta de forma a cobrir toda a área do fundo.  Colocar no forno por 10 minutos.

Em uma saladeira, misturar os ovos com um fouet ou batedeira, acrescentar o açúcar e quando o preparo esbranquiçar, juntar o creme de leite.  Juntar o leite aos poucos, assim como o kirch (ou licor).


Tirar a torta do forno, colocar o creme por cima das uvas, depois colocar novamente no forno por 30 minutos.  Deixar esfriar totalmente antes de desenformar.  Salpicar açúcar glace por cima.


Minhas modificações:

Não listei nos ingredientes 250ml de leite, que fazia parte da receita original porque minha forma de massa de torta é muito baixa para caber tanto líquido.  Se você achar que a quantidade de creme acima não vai preencher os espaços entre as uvas, junte leite ao creme de leite quando estiver preparando o recheio.

Escrevi a quantidade de amêndoas que usei em minha torta (da fotografia). 

Não usei kirch, usei licor Amaretto.  E usei a quantidade acima (50ml), a metade indicada na receita original.

Não usei o açúcar glace que fala na receita, mas a torta certamente ficará mais bonita se usá-lo como uma nuvem por cima, no final.

Comentários