Crème brûlée todos já comeram. Acredito que tenha sido sempre em restaurante, porque acha que vai dar muito trabalho. Nada disso! Nem é preciso ter um dourador especial para isso: pode usar a função grill de forno elétrico, a gás, ou do micro-ondas, então não faltam soluções. Basta lembrar de usar a potência mais alta para realizar rapidamente a tarefa sem esquentar o creme, que deve permanecer gelado e firme.
![]() |
Crème brullé |
Crème brûllée de baunilha
(livro 400 recettes de gratins)
- 4 ovos
- 80g de açúcar
- 400ml de creme de leite
- 75g de açúcar cristal escuro (para a crosta)
- 1 fava de baunilha (ou 1 colher de café de essência)
Pré-aquecer o forno a 150 graus. Colocar o resto do creme em uma panela pequena com a fava de baunilha cortada ao meio. Deixe esquentar lentamente até que a mistura ferva. Desligar o fogo e deixar em infusão por 5 minutos. Retirar a fava e derramar esse creme, pouco a pouco, por cima da mistura ovos/açúcar sem parar de bater.
Dividir essa mistura em 4 ramequins (potes individuais, como na foto). Cozinhar em banho-maria no forno durante 25 minutos. Esperar esfriar e colocar os potinhos por, no mínimo, 2 horas para gelar na geladeira.
Antes de servir, salpicar a superfície dos cremes com açúcar cristal escuro (cassonade) e caramelizar no grill por 2 minutos. Servir sem demora.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.