Éclair de maracujá

Encontrei outro dia em vários blogs receitas de choux, e estou começando a achar que essa é a mania do momento.  Pra mim, ele é um parente da éclair, e nós já comemos muitos recheados com sorvete nos profiteroles.  As receitas dos blogs eram super elaboradas, trabalho de pâtissier mesmo.   Mas se saltarmos uma etapa da craquellage (crosta crocante por cima) e a etapa do glacé (creminho feito de açúcar para decoração), o choux fica bastante fácil.

Esta receita sofreu muitas adaptações da receita de Christophe Felder.  Abuso meu, porque ele é um papa da pâtisserie, mas tive que facilitar.  Mudei a quantidade de maracujá indicada na receita original, porque me pareceu que ia ficar muito forte.  Usei uma única fruta, bem grande e com muita polpa.


Éclair de maracujá
  • 250ml de água
  • 100g de manteiga
  • 150g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 4g de sal
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
Pré-aquecer o forno a 210 graus.

Colocar em uma panela pequena a água, açúcar e manteiga para esquentar em fogo baixo.  Assim que ferver, desligar o fogo e juntar de uma única vez a farinha de trigo e mexer rápida e vigorosamente com uma colher de pau até que ela seja toda absorvida.  Recolocar sobre o fogo e mexer por 1-2 minutos até que a massa seque a água. Desligar o fogo e deixar amornar alguns instantes.

Em um outro bowl, bater os ovos com fouet ou batedeira.  Juntar os ovos, aos poucos, à massa e mexer com a colher de pau para ir unindo aos ingredientes anteriores. A massa vai ficando mais consistente.

Com a ajuda de uma colher, arrumar a massa sobre uma folha de papel manteiga em uma assadeira grande, deixando as bolas separadas umas das outras, pois a massa vai crescer quando assar.  Assar por 10 minutos.  Abaixar o forno para 180 graus e assar por mais 15 minutos.  A regra número 1 é não abrir a porta do forno antes do fim do cozimento, senão vão murchar.   Eles devem estar firmes e levemente dourados.  Se não estiverem assados completamente, deixe mais 5 minutos.

Ganache de maracujá
  • 300ml de leite
  • 150ml de polpa de maracujá sem açúcar 
  • 1/2 fava de baunilha ou 1 colher (café) de essência
  • 4 gemas de ovos
  • 100g de açúcar
  • 20g de Maisena
  • 50g de manteiga
  • 4g de gelatina em pó
Em um bowl, bater o açúcar com as gemas.  Juntar a Maisena e 1 colher (sopa) de leite.  Bater mais um pouco com a batedeira ou fouet.  Colocar a gelatina em pó para dissolver na água.  

Em uma leiteira, colocar o leite para ferver.  Colocar o leite fervendo sobre a mistura de ovos e misturar com o fouet.  Colocar tudo de volta na panela, levar para o fogo e mexer por 30 segundos-1 minuto até o creme engrossar.  Juntar a gelatina dissolvida e a polpa de maracujá.  

Assim que amornar, juntar a manteiga e mexer até dissolver.  Colocar em um pirex, na geladeira, para engrossar.  Colar o filme alimentício na superfície do creme para ele não criar uma nata dura.

Montagem
Descolar o choux do papel depois de frio, partir no meio e rechear com o creme de maracujá gelado.  Salpicar, por cima, açúcar de confeiteiro.  

Se quiser, você pode fazer um glacê com açúcar de confeiteiro, água e um pouco de suco de maracujá para cobrir o choux, que ficará com o aspecto de uma bomba de creme, só que de maracujá.






Comentários

  1. Esse post teve todos os problemas possíveis e impossíveis: foto upside down, tabulação enlouquecida, enfim, saiu do ar e entrou várias vezes.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm éclair maracudja !!!
    Je découvre ton univers avec plaisir !!
    En plus si tu savais combien j'aime le Brésil c'est mon rêve d'y aller !!!!
    Je mets immédiatement ton blog dans mes favoris ça me permettra de voyager...
    Sinon j'en profite pour t'inviter à être des nôtres j'organise un grand swap culinaire international et je serais ravie que tu participes !!! Une participante du Brésil que demander de plus !!!
    Jspr que tu voudras bien, les inscriptions et consignes sont dans cet article : http://www.unpas-sur-unautre.com/2013/01/grand-swap-culinaire-internationale-1.html

    À bientôt je l'espère !!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci! J'ai inclu votre blog a ma liste de lecture aussi, mas ne suis pas encore arrivé chez moi pour profitez vos posts! Beijinhos !!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.

Postagens mais visitadas