Pular para o conteúdo principal

Torta di Mandorle ou Bolo de amêndoa

Eu já usei essa receita em tantas sobremesas que resolvi separar do Pavê de pessego para ficar mais fácil resgatá-la. O livro Bake! foi uma das minhas melhores compras ultimamente.  Não é um livro que se use toda a hora, mas quase tudo que está lá explicado é delicioso.  Vale a pena testar as receitas, o livro é muito detalhado.
A torta di mandorle é um financier gigante, feito na forma de um bolo, que pode ser consumido puro, ou como a massa para vários doces.   Por isso, eu faço em congelo em saco plástico para utilizar nas sobremesas de última hora.
Deixo uma recomendação importante: use forma baixa ou com furo no meio, porque ela tem tendência a queimar a casquinha se demorar muito para secar o interior.  Evite formas de teflon preto.

Livro Bake e sua foto do bolo de amêndoa
Bolo de amêndoa
(livro Bake!)
2 1/2 xícaras de amêndoas descascadas *
1 1/2 xícara de açúcar
2 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento Royal
1/4 colher (chá) de canela em pó
340g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de raspa de casca de limão siciliano
5 ovos grandes

Pré aquecer o forno a 200 graus.

Misturar amêndoas e açúcar no processador de alimentos e triturar.

Na bacia da batedeira elétrica, misturar essa farinha de amêndoas com farinha de trigo, fermento, e canela e bater com velocidade baixa por 1 minuto.  Juntar a manteiga e bater até absorver.

Juntar 2 ovos e a raspa de limão e bater.  Aumentar a velocidade para médio e bater por 1 minuto.  Juntar mais 2 ovos e continuar batendo.  Acrescentar o último ovo e bater novamente.

Despejar a mistura em uma forma de bolo ou de bolo inglês previamente untada e assar até o bolo ter crescido e ficado dourado, e com o seu interior seco - experimentar espetando um garfo, que deve sair limpo.  Isso leva em torno de 45-50 minutos.

Esperar uns 5 minutos antes de desenformar
.

Comentários