Pular para o conteúdo principal

Pistaches caramelizados

Esse será um post sem muitos recursos, publicado via ipad às pressas mesmo. Pediram insistentemente, não terei tempo de abrir o laptop pra fazer bonito! Esses pistaches caramelizados são rápidos e acompanham muito bem umas mini peras cozidas no vinho branco, programadas para amanhã.  São diferentes das Peras no vinho tinto que inauguraram o blog. 

Passei hoje pela Casa Pedro e resolvi vasculhar o que comprar além dos pistaches, e acabei trazendo manteiga clarificada (pra fritar sem queimar e pra doce), damascos em pasta (que podem virar geléia ou doce com massa folheada - estou tendendo pra isso), e água de flor de laranjeira, que vai dar um show na Panna cotta com baunilha ! Apenas para deixar a dispensa com o "básico" de sobremesa criativa...



Pistaches caramelizados
  • 2/3 xícara de pistaches cris, sem casca
  • 1/2 xícara de açúcar comum
  • 1/4 xícara de água

Em uma panela pequena, preferencialmente antiaderente, colocar o açúcar e a água (água somente para molhar o açúcar). Colocar a panelinha em fogo alto, ficar mexendo de vez em quando até o açúcar começar a borbulhar com a água.

Acrescentar os pistaches e misturar tudo para envolver com a calda. Abaixar a chama para média, e misturar sem parar com uma colher de pau até a calda secar (uns 5 minutos), e ficar branca em volta dos pistaches. Secar mesmo, com aparência de farinha, senão eles ficarão grudentos depois. Retirar imediatamente da panela e colocar em um prato de louça para esfriar.

Se ficarem alguns unidos, quebrar para separar com as mãos depois de completamente frios.

Comentários