Tiramisu era o nome oficial, mas não tem café nessa receita. Resolvi trocar para Pavê aux fraises e basilic, mas entendo que o nome era devido ao queijo mascarpone. Faço tiramisu há muito tempo e o cliente principal diz que é melhor do que todos que comeu na Itália ;-) e dá certo 10 em 10 vezes que faço. Fácil e rápida, é sobremesa de última hora.
Calda de fruta
Pavê de morango com manjericão
(muito adaptada do livro Les Desserts)
(muito adaptada do livro Les Desserts)
Calda de fruta
- 1 caixa de morangos cortados em pedaços
- 10 folhas de manjericão
- 100ml de água
- 50g de açúcar
Tiramisu
- 1 caixa de morango
- 1 caixa de biscoito champagne
- 250ml de creme de leite fresco, batido como chantilly gelado
- 250g de queijo mascarpone
- 4 gemas de ovo
- 50g de açúcar
- lascas de amêndoa (opcional, para enfeitar, junto do morango)
Preparar a calda de morango com manjericão fervendo a água com o açúcar, morangos cortados em pedaços e as folhas de manjericão. Cozinhar até a fruta ficar amolecida e formar uma calda. Colocar na geladeira durante uma noite. Na hora de preparar o tiramisu, retirar as folhas de manjericão.
Preparar o tiramisu lavando os morangos e cortando ao meio. Molhar cada biscoito na calda de morango e arrumar no fundo do pirex. Quando acabar de forrar o fundo do pirex, escorrer em peneira essa calda e colocar os morangos amolecidos por cima dos biscoitos.
Bater as gemas de ovo com açúcar. Juntar o queijo mascarpone e misturar. Bater o creme de leite fresco em chantilly e juntar à mistura de queijo.
Colocar a metade desse creme sobre os morangos. Colocar uma camada de morangos frescos por cima e cobrir com o resto do creme de mascarpone. Colocar por cima alguns morangos enfeitando e levar para firmar na geladeira por no mínimo 4 horas.
Minhas modificações:
Minhas modificações:
Usei amêndoas em lascas para enfeitar e deixar crocante.
Gostei! Espetáculo!
ResponderExcluirObrigada! Quando fizer, me diga o que achou do gosto! E pode postar seus comentários, se mudar algo na receita, OK?
ResponderExcluir