Roast beef com conhaque

Cedo, lembrei de olhar no congelador o que tinha de carne.  Acordei com vontade de fazer uma Lasanha a bolonhesa como a que coloquei no post da Tenuta Torciano. Descobri que não tinha carne moída (quando foi que usei mesmo?...) e parti para o bom roast beef com conhaque e um molho cremoso a base de creme de leite fresco e conhaque para deglaçar a frigideira...



Roast beef com conhaque
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 pedaço de filet mignon limpo de aprox 800g
  • 1 cebola média, picada
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 100ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (chá) de Maisena
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 70ml de conhaque
  • tempero completo para carne Arisco, sem pimenta
  • sal e pimenta do reino
Ligar o forno a 180 graus uns 15 minutos antes de começar a fritar a carne.

Temperar a carne com tempero completo ou fazer uma mistura com sal, pimenta do reino, alho, tomilho em pó e esfregar em toda a carne.  Esperar uns 5 minutos para o tempero penetrar.

Colocar a frigideira de ferro ou aço na chama alta do fogão, acrescentar o óleo e deixar esquentar bastante. Colocar o filé mignon para dourar, e fritar o primeiro lado por 7 minutos.  Com um garfo longo ou pinça de churrasco, virar o filé e dourar o outro lado por mais 5 minutos.  Esse tempo deve ser o suficiente para deixar a carne dourado escuro e selada, para o sangue não sair.  Retirar o filé da frigideira - desligar a chama do fogão, passar o filé para uma assadeira em inox ou alumínio e colocar dentro do forno pré aquecido.  Deixar assando por uns 15 minutos no forno, sem cobrir.

Na frigideira, colocar um pedaço de manteiga e ligar o fogo baixo.  Assim que a manteiga derreter, acrescentar as cebolas e deixar dourar, mexendo.  Quando a cebola estiver dourada, colocar o conhaque (com cuidado para não escorrer para fora da frigideira e cair na chama do fogão).  Com a colher de pau, mexer a cebola descolar o caldo da carne do fundo da frigideira.  Deixar evaporar por uns 2 minutos.

Pegar uma xícara com o leite e colocar dentro a Maisena misturando bem para dissolver no leite sem ficar caroços.  Jogar na frigideira e mexer imediatamente, pois o molho vai engrossar em alguns segundos.  Acrescentar o creme de leite e misturar tudo, deixando ferver por um minuto até unir todo o molho.  Desligar o fogo e manter a frigideira quente.

Retirar a carne do forno e cobrir com uma folha de papel alumínio.  Esperar 15 minutos antes de fatiar (isso evita que fique dura) e depois levá-la para uma tábua de corte.  Com uma faca grande e afiada, fatiar o filé o mais fino possível (ou com uma faca elétrica).  Devolver para a assadeira ou travessa de servir, cobrir com o molho cremoso e servir bem quente. 

Comentários

Postagens mais visitadas