Pular para o conteúdo principal

Pudim de leite




Pediram que eu levasse a sobremesa.  Não podia ser de fruta porque algumas pessoas não gostam.  Então, fiz o bom e velho pudim de leite caseiro.  Pedi emprestado uma forma grande,  porque geralmente faço em potes individuais.   Também gosto muito da calda caramelada no fundo da forma e da crostinha que fica na superfície.



Pudim de leite
  • 1 caixa grande de leite condensado Moça
  • a mesma medida de leite integral
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de farinha de trigo
  • 4 ovos inteiros
  • 100g de açúcar para caramelar (calda)
Começar caramelando a forma.  Em uma panela pequena e seca, colocar o açúcar para derreter em fogo muito baixo.  Assim que começar a derreter, mexer com uma pequena colher de pau (a de metal vai esquentar a mão) até que ele fique com uma cor de caramelo média.  Desligar o fogo e derramar dentro de uma forma de fazer pudim, de vidro refratário ou de metal.

No liquidificador, juntar todos os demais ingredientes e bater por 2-3 minutos até ficarem misturados.   Evitar muito tempo para não espumar demais.

Colocar dentro da forma e levar essa forma para dentro de uma assadeira de metal com água.  Colocar no forno pré-aquecido a 180 graus para assar por 50 minutos, verificando o pudim depois dos 30 minutos iniciais.  Ele deve estar firme, com uma crosta dourada escura, que permita desenformar.


Para desenformar, passar a lâmina de uma faca na borda, para descolar do vidro/metal.  Colocar água fervendo em uma assadeira, mergulhar a forma por 1 minutos, de forma a descolar o pudim.  Virar sobre um prato de servir.

Comentários