Pular para o conteúdo principal

Pudim cremoso de maracujá


Petit crème de fruit de la passion é um nome lindo para a minha receita.  Eles adoram essa fruta, é impressionante.  Eu mesma só tinha usado o maracujá para fazer as Éclair de maracujá.  Não coloco maracujá em excesso, acho sempre as receitas carregadas da fruta, pois não gosto da acidez dele, mas de seu cheiro adocicado.


Pudim cremoso de Maracujá
  • 1 maracujá grande e firme (deve ser pesado)
  • 350ml de leite integral
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 gemas
  • 1/2 pacote de gelatina incolor em pó
Abrir o maracujá pelo meio e com a ajuda de uma colher, retirar toda a polpa sobre uma peneira em um bowl, e espremer até retirar todo o caldo possível.  Descartar o que sobrar: os caroços com uma  fibra de maracujá.  Reservar o suco coado.

Colocar em uma panela pequena o leite com o açúcar e as gemas para esquentar.  Juntar tudo enquanto o leite está frio ou gelado, misturar com o fouet para dissolver a gema e ligar o fogo baixo. Cozinhar por aproximadamente 7 minutos, enquanto fervendo, mexendo sem parar.  Desligar o fogo.

Colocar a gelatina em uma xícara, com 3 colheres de sopa de água (como indicado no pacote), misturar e colocar no micro ondas para esquentar por 15-18 segundos.  Juntar essa gelatina (agora líquida) no creme que está bem quente.  Misturar com o fouet até que ela se dissolva completamente.  Juntar o suco retirado do maracujá e mexer mais um pouco até misturar tudo.

Separar em pequenos potinhos e colocar para gelar por, no mínimo 2 horas, melhor se feito de um dia para o outro.  Lembrar de cobrir os potinhos com filme plástico para não ressecar no frio da geladeira.  Pode ser servido com um creme chantilly por cima, ou puro.  Algumas pessoas guardam os caroços da fruta para enfeitar.

Comentários

  1. Mônica, concordo com você: acho que qualquer receita com maracujá fica ótima quando vai pouquinho, só pra sentir o aroma...

    Dúvida:
    1) A quantidade de maracujá da receita é já com esse seu ajuste?
    2) A receita rende quantos potinhos como esse da foto?

    ResponderExcluir
  2. Helena,
    1) a quantidade reduzida já é essa: 1 maracujá. A receita original mandava tipo 1kg...

    2) deu uns 5 potinhos, mas como você vê na foto, eles são pequenos; também não é muito leite, só 350ml.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Sempre navego no seu blog, pois gosto muito das receitas! Parabéns!
    Eu fiz este pudim cremoso de maracujá e adoramos muito aqui em casa, tanto pela textura, quanto pela suavidade do sabor.
    Pretendo publicar no meu blog, com os devidos créditos, linkando o Toc de Cuisine.
    Obrigado pela partilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Gloria! Fico super feliz com os elogios que você fez ao meu blog e agora sou uma seguidora do seu. Honrada que tenha gostado dessa receita e acompanharei as suas - várias italianas fantásticas - pois me cadastrei. Obrigada e mantenha contato, dê seus pitacos quando achar algo que possa melhorar ou que tenha feito diferente.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.