Pular para o conteúdo principal

Frango na cerveja

Chamado, em francês, de Poulet à la Bière.  Desde pequena ouvia minha mãe falando em colocar cerveja no frango para assar, e eu estranhava aquilo...  Hoje, vejo que todos os assados ficam mais gostosos quando molhados com alguma bebida fermentada: o adocicado dela faz uma crosta  no frango muito bonita e apetitosa.

Poulet à la bière
  • 1 frango de 1,5kg ou pedaços com pele
  • 2 cebolas
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 400ml de cerveja clara
  • 1 bouquet garni
  • sal e pimenta do reino
Temperar os pedaços de frango com sal e pimenta do reino.  

Em uma frigideira grande ou panela de fundo largo, colocar o óleo para esquentar em fogo alto.  Colocar os pedaços de frango para dourar a pele.  Quando estiverem dourados, passar para uma assadeira em ferro fundido ou vidro.

Na frigideira, agora vazia, metade da cerveja e mexer com colher de pau para desprender do fundo os pedaços de frango da fritura e seus sucos.  Despejar por cima da frango, que está na assadeira.  Colocar as cebolas cortadas em volta do frango e as ervas.  Cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente por 15 minutos.

Retirar o papel alumínio, regar com a cerveja restante e levar novamente para o forno e deixar assando até que quando espetar a carne com um garfo, o líquido que sai de dentro esteja incolor.  Se estiver leitoso ou rosado, é porque o frango ainda está cru.  Deixar mais um pouco dentro do forno.  No total, ele deve ficar aproximadamente 50 minutos assando.

Minha sugestão:

Como essa é uma receita de assado, deve ser servida com algum legume refogado, ou batatas com algum tipo de molho cremoso, que combinam perfeitamente.  Ou um purée de batata, de cenoura, de baroa...

Comentários

  1. Tão simples e tão bonito... deve ser muito saboroso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.