Pular para o conteúdo principal

Saladinha de trigo sarraceno (sem glúten)

Encomendado para minha mãe um saco de farro, trigo italiano, recebi um saco de trigo sarraceno, escrito em esloveno.  Impronunciável naquela língua que, mesmo com a ajuda do guia da excursão, a atendente do mercadinho se confundiu entre um sem número de sacos de cereais e veio este ao invés da espelta.

O trigo sarraceno, ou mouro é rico em nutrientes e fibras, além da rutina, um flavonóide que promove a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas, diabetes, etc. O grão trigo sarraceno não contém glúten.

Na verdade, ele não é um tipo de trigo, está mais próximo da família do arroz.  É nativo da Ásia Central e chegou à Europa durante a Idade Média. É considerado um cereal pobre, cultivado em lugares frios e de solo pouco apropriado para o trigo ou o arroz, como nas regiões montanhosas da Ásia. É consumido na forma de grãos, ou de farinha. 



Salada de trigo sarraceno
:: 4 pessoas
  • 1/2 xícara de trigo sarraceno
  • 1/2 lata de milho cozido
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em cubinhos, sem sementes e sem o filamento branco
  • 15 azeitonas sem caroço cortadas em cubos ou rodelas
  • 1 colher (sobremesa) azeite (aromatizei com alecrim e tomilho)
  • 10 tomates grape ou cereja, cortados em 4 e sem sementes
  • 100gr de presunto cozido ou blanquet de peru cortado em tiras finas
  • sal
Cozinhar o trigo na água com sal (partindo de água fria, para não endurecer a casca), contando 12 minutos após a água ferver.  Escorrer imediatamente e colocar no congelador para interromper o cozimento.  Deixar uns 5 minutos e passar o pote, de vidro, para a geladeira.

Quando estiver frio, regar com um fio de azeite e soltar os grãos com um garfo.  Misturar todos os ingredientes com um garfo no trigo, acertar o sal e colocar em potes individuais para servir.  

A receita do livro Verrines sugeria acrescentar ovos de codorna cozidos, um em casa verrine, cortados ao meio, por cima, enfeitando.  Você pode variar os legumes.

Comentários