Mousse de limão siciliano

Hoje para o almoço escolhi fazer uma mousse de limão siciliano com a receita do chef Philippe encontrada em um site.  Qual Philippe eu não sei porque não colocaram sobrenome.  Mousse de verdade, sem gelatina, diferente daquelas vendidas em potinhos em restaurantes "meio-meio". Adaptei a minha mousse usando dois limões porque achei que ficaria muito ácida com três. O açúcar está na medida para o azedinho e recomendo que não diminua; o mousse pronto já ficou pouco doce.



Mousse au citron
(adaptada da receita no site Melhor do chef, em francês)
  • 3 limões sicilianos (usei 2)
  • 4 ovos (usar as 4 gemas e 2 claras)
  • 170g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de Maisena
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 300ml de água (usei 150ml)
  • raspa da casca de 1 limão siciliano (não tem na receita original)
  • 1 pitada de sal
Separar as claras das gemas em duas saladeiras diferentes. Guardar metade das claras para outra receita.  Com a batedeira elétrica, bater as claras em neve com uma pitada de sal.  Reservar.

Espremer os limões e colocar o suco com a água em uma panelinha para ferver.  Reservar.

No outro bowl, juntar o açúcar às gemas e bater até a mistura ficar esbranquiçada.  Acrescentar a maisena e bater mais um pouco.  Despejar por cima o suco quente e misturar com um fouet, devolver para a panela e cozinhar em fogo baixo até a mistura engrossar.  Desligar o fogo e passar a mistura para o bowl, mexendo até amornar.  Juntar o creme de leite e as raspas de limão e misturar tudo com o fouet para unir.

Com uma espátula, juntar as claras em neve e mexer delicadamente até formar uma mistura espumosa.  Passar para um recipiente de vidro e levar para gelar por 3 horas antes de servir.

Comentários
Todas as receitas francesas que já li de doces com frutas ácidas, como limão e maracujá, são intensamente ácidas. Recomendo reduzir essa quantidade. Usei menos água para ferver o suco, pois tive receio que a mousse ficasse muito aguada. 

Comentários

Postagens mais visitadas