Contra filé acebolado no vinho

No livro, a receita chama-se bavette à l'échalote, que são cebolas pequenas e amareladas.  Essa carne típica de bistrô é servida com batatas fritas palito.  Aprendi recentemente com uma amiga uma batata maravilhosa da Nigella, e vou procurar a receita ainda.  Enquanto isso, eu deixo o bife bem temperado com suas tiras de cebolas douradas no vinho.

crédito foto: Agence Oredia


Contra filé acebolado no vinho
(livro Cuisine de Bistrot)

  • 8 cebolas chalota 
  • 30g de manteiga
  • 4 bifes de contra-filé
  • 100ml de vinho branco
  • sal e pimenta do reino
Descascar as cebolas chalota e fatiar finamente.

Derreter 20g de manteiga em uma frigideira grande e fritar as cebolas em fogo bem baixo durante uns 10 min, até que fiquem douradas. Temperar com sal e pimenta.  Colocar em uma travessa e manter quente.

Derreter o resto da manteiga na mesma frigideira.  Quando estiver bem quente, colocar os filés.  Fritar por 2min cada lado.  Temperar com sal e pimenta.  Colocar os filés na travessa e cobrir com as cebolas cozidas.  Manter quente.

Recolocar a frigideira no fogoe despejar o vinho branco.  Deglaçar os sucos do cozimento raspando a frigideira com uma colher de pau ou silicone.  Reduzir por 1-2 minutos.  Cobrir os filés acebolados com o molho e servir imediatamente.


Comentários

Postagens mais visitadas