Pular para o conteúdo principal

Sopa de cebola gratinada

A receita de sopa de cebola tem sua criação em Lyon, cidade de grandes mesas. Próximo fica a cidade de Roanne, onde está o restaurante da família Troigros.  Mas dizem que a sopa de cebola gratinada com gruyère, comté ou emmenthal tornou-se famosa entre os notívagos no Les Halles (antigo mercado de alimentos) de Paris, que vinham se alimentar nas madrugadas frias,  e passou a ser servida nos bistrôs vizinhos ao grande mercado de alimentos da cidade.

Sopa de cebola gratinada
(livro Le Meilleur et le plus Simple de la France)
  • 1kg de cebola
  • 150g de manteiga
  • 2 litros de caldo de galinha
  • 200g de pão de campanha cortado em fatias finas
  • 300g de queijo (gruyère, comté ou emmenthal)
  • sal e pimenta do reino
Descascar, lavar as cebolas e cortar finamente.  Esquentar a manteiga em uma panela, juntar as cebolas fatiadas e mexer sem parar com a ajuda de uma colher de pau.  Deixar dourar ligeiramente durante 30 minutos sem parar de mexer, para formar uma compota.

Juntar o caldo de galinha, misturar, cobrir e deixar cozinhar por 15 minutos em fogo baixo mexendo de vez em quando.  Verificar o sal e a pimenta do reino.

Pré-aquecer o forno, colocar as fatias de pão em assadeira para dourar ligeiramente dos dois lados, verificando com a luz do forno acesa.

Misturar a sopa para bem espalhar as cebolas e colocar em refratários de sopa individuais que possam ir ao forno (ou potes em cerâmica).

Ralar grosso o queijo.  Colocar as fatias de pão gratinado pousado em cada sopa, e recobrir de queijo ralado.  Colocar pimenta do reino (uma volta do moinho) sobre cada porção de queijo e recolocar no forno somente o tempo necessário para que o queijo derreta e gratine.  Servir bem quente.

Minha sugestão

Prefiro não levar o pote de sopa para dentro do forno; acho que vou esquecer que está fervendo e encostar a mão na sopeira na hora de comer. Ao invés, eu coloco as torradas em uma assadeira anti aderente preta, recobertas de queijo emmenthal para derreter e gratinar.  Retiro as torradas e coloco sobre a sopa quente em potes individuais, na hora de servir.

Comentários