Pular para o conteúdo principal

Geléia de Damasco e especiarias

Eu já tinha feito uma Marmelada de damasco para comer com panacotta, mas dessa vez resolvi fazer uma Confiture d'abricot épicé para passar no pão, mais pastosa e sem pedaços.  No mesmo dia, pela manhã, fiz um brioche fofo e adocicado para o café da manhã.  Muito parecida com a marmelada, a geléia usa quase os mesmos ingredientes.  O que muda é a forma de preparo e os temperos: usei algumas especiarias para dar um gosto a mais.

Geléia de damasco

Geléia de damasco
  • 300g de damasco seco
  • suco de 1/4 limão
  • 1/2 xícara de açúcar + 1 colher (sopa)
  • 8 cravos da índia
  • 2 pedaços de pau de canela
  • 1 semente de cardamomo ou 1 anis estrelado
  • água
Colocar os damascos de molho na água, dentro de um pirex fundo, durante uma noite dentro da geladeira.  Pela manhã, escorrer a água e cortar cada damasco em 3 pedaços, com uma faca serrilhada. 
Em uma panela pequena, colocar os damascos cortados, açúcar, as especiarias, o suco de limão e cobrir com água - deixando passar 2cm.  Colocar para cozinhar, em fogo muito baixo, por aproximadamente 2 horas, mexendo sempre.  Quando a água baixar muito, completar novamente até o nível anterior.  
Quando estiverem macios, e a água em forma de calda reduzida até 1/4 da quantidade inicial, desligar o fogo e deixar a panela tampada até amornar.  Retirar, com um garfo, todos os cravos e canela da panela e colocar o damasco com sua calda dentro do processador para triturar.  

Recolocar a pasta de damasco na panela, junto com as especiarias e ligar novamente o fogo.  Acrescentar 1 colher de açúcar e cozinhar por mais uns 10 minutos, mexendo sem parar, para secar um pouco a água e transformar a pasta em geléia.  Lembrar que ela vai endurecer um pouco quando estiver gelada.  

Como conservar

Passar, ainda quente, para potes de vidro esterilizados.  Se usar vidros de geléia, encher o vidro e deixar 1cm livre, fechar bem a tampa e virar de cabeça para baixo, até esfriar.  Desvirar e colocar dentro da geladeira.

Comentários