Mousse de chocolate com maracujá

Se tivesse sido tirada de um livro francês, seria Mousse chocolat noir et fruit-de-la-passion ou Mousse choco-passion, que é uma forma mais charmosa de nomear a receita.  Chocolate e maracujá é mistura consagrada pelos franceses e eles são mesmo charmosos quando se trata de culinária...  Mas essa receita eu inventei adaptando a minha tradicional receita de mousse de chocolate.  Não tem erro!



Mousse choco-passion
  • 1 maracujá pesado (tem mais suco dentro)
  • 200g de chocolate de cobertura meio amargo
  • 2 ovos
  • 200ml de creme de leite
Abrir o maracujá e colocar as sementes e polpa em uma peneira grande, sobre um pirex ou bowl metálico, e mexer com uma colher grande até separar as sementes da polpa; o suco vai escorrer no pirex abaixo. Descartar as sementes e fibras da polpa, guardando só o suco.

Separar as claras das gemas e bater as claras em neve firme, na batedeira.

Colocar o creme de leite em uma xícara grande e esquentar no micro-ondas por 40 seg.  Retirar e reservar.

Em um pirex, colocar o chocolate em cubos para derreter no micro-ondas por 1min 30seg, interrompendo para supervisionar após 1 min (verificar se não está queimando, dependendo da potência do micro-ondas).

Retirar o pirex do micro ondas e colocar dentro as gemas, misturando com um fouet para unir os dois até ficar uma pasta cremosa.  Acrescentar o creme de leite morno e misturar bem, até o creme se incorporar à mistura anterior, ficando brilhante.  Colocar o suco de maracujá extraído da fruta.

Bater as claras em neve firme, e colocar na mistura anterior, agora misturando com uma espátula delicadamente para não desfazer a clara em neve e o mousse ficar bem aerado.

Passar para um pirex e levar para a geladeira por 2-3 horas para gelar e endurecer antes de servir.


Comentários

Postagens mais visitadas