Bacalhau com rodelas de batata e Feliz Ano Novo

Deixo para essa noite o prato rápido, para dar tempo de cear e ver a passagem do ano, sem muita bagunça na cozinha. Com as Festas chegando e receita de bacalhau é obrigatória.  Cada um tem a sua, coloquei uma simples, sem grandes mistérios ou trabalho para preparar.  O bacalhau é desfiado, então pode ser comprado em pedaços. Não tendo espinhas, pode ser um prato para a criançada comer sem sustos.  As batatas, aqui, estão em rodelas e não amassadas como na Bandade de morue.  Uma idéia simples.



Bacalhau com rodelas de batata
:: 3 pessoas
  • 600g de bacalhau seco e salgado
  • 3 batatas grandes
  • 1/2l de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho triturado
  • azeite 
  • sal e noz moscada
  • 30g de queijo parmesão ralado (opcional)

Colocar o bacalhau de molho na noite anterior, em água, em pirex dentro da geladeira.  Trocar 3 vezes essa água, mantendo ele de molho até o dia seguinte.

Escorrer a água e colocar em uma panela com água fria e colocar para cozinhar por 20 minutos.  Alguns sites franceses dizem que o bacalhau não deve ficar cozinhando muito tempo em água fervendo, mas eu deixo até ter certeza de que esteja 100% cozido. Escorrer a água, esperar amornar e desfiar cuidadosamente, retirando toda a pele, cartilagem e espinhas.  Em uma panela grande, colocar um fio de azeite em uma panela, refogar a cebola com o alho.  Colocar o bacalhau e refogar, amassando com as costas de uma colher de pau. Colocar no fundo de um pirex retratário.

Enquanto o bacalhau cozinha, descascar as batatas e cortar em rodelas de 1cm e colocar em água com sal para cozinhar até ficarem ligeiramente cozidas.  Retirar antes que despedacem, e colocar no escorredor.  Arrumar as rodelas de batata por cima do bacalhau no mesmo pirex.

Em uma panela pequena, colocar a manteiga para derreter com a farinha de trigo e misturar  durante uns 3 minutos para cozinhar a farinha.  Colocar o leite frio, temperar com sal e noz moscada e misturar com fouet para retirar os caroços, sem parar, até formar um creme bem aguadinho - molho branco.  Colocar esse molho branco por cima das batatas, de forma que ele escorra até o bacalhau no fundo da travessa.

Meus comentários:
Se quiser, cobrir com uma fina camada de queijo ralado para gratinar.  Eu não coloquei...

E que tal um pain d’épices achocolatado para finalizar?

Feliz Ano Novo !


Comentários

Postagens mais visitadas