Pular para o conteúdo principal

Torta de pera e chocolate

Queria muito estrear minha forma de torta retangular desde que cheguei de viagem.  A forma retangular aparecia em muitas fotos de blogs que leio.  Achei genial a disposição das fatias de fruta sobre a massa e percebi que esse formato retangular facilitava.  Dia frio pedia sobremesa quentinha... A receita é básica de torta de fruta, que pode ser trocada por outra: maçã, ameixa, pêssego, uvas verdes, suprimindo o chocolate. Fiz a clássica tarte poire-chocolat com massa pronta de torta.


Torta de pera e chocolate
  • 1 massa de torta retangular Arosa *
  • 100g de chocolate de cobertura meio-amargo ou ao leite
  • 3 peras firmes um pouco verdes
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sobremesa rasa) de farinha de trigo ou maisena
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 pitadas de noz moscada
  • manteiga para untar a forma
Untar a forma com manteiga, usando o papel toalha para não sujar os dedos.  Passe o papel na manteiga amolecida, e depois use o papel para espalhar a manteiga na forma.

Ligar o forno médio, aproximadamente 200 graus.

Descongelar a massa e abrir na forma untada, cortando as bordas excedentes com os dedos, pressionando a massa contra a borda.  Colocar a forma dentro do congelador por 10 minutos para endurecer a massa.

Enquanto isso, cortar as peras ao meio, retirar o miolo e talo, e fatiar, apoiadas na tábua de corte, em lâminas finas, menos de meio centímetro, mantendo-as juntas.
Começar a derreter o chocolate: colocar em um prato dentro do micro-ondas potência alta por 1-2 minutos (no meu, ele fica amolecido em 1min 45seg e depois queima).  Não vai ficar líquido, mas pastoso grosso.  Usar as costas da colher grande e espalhar no fundo da forma de torta (por isso a massa tem que estar dura).

Arrumar as fatias de pera ligeiramente inclinadas e sobrepostas.  Completar a superfície.  Os espaços sem fruta ficarão preenchidos com o creme.

Bater, com batedeira ou fouet, um ovo inteiro por 2 minutos.  Juntar o  creme de leite, açúcar, farinha, baunilha e noz-moscada.  Bater por mais 30 segundos para dissolver o açúcar.  Jogar por cima das frutas, deixando preencher todos os espaços em torno e por baixo.  O creme deve se suficiente para alcançar até a borda, quase transbordando.  Ele vai inchar ao assar, mas não transborda.

Levar para assar por aproximadamente 20-30 minutos, até que a massa fique marrom claro e o recheio dourado e seco.

Fatia da tarte poire-chocolat
Meus comentários:

Se você preferir uma massa de torta caseira, tem uma facílima no post Morangos e tortas.

* na loja Arosa existem 3 tipos de massa: massa folhada, massa de torta e de torta integral.  Escolhi a de torta.  Nos supermercados existem outras marcas de massa.  Pode usar a folheada também.

Comentários

  1. Fácil! Boa receita... Obrigada, Ladyce

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não é muito engordiet, depende do tamanho da fatia. Eu sempre erro e corto grande ;-)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ladyce, é fácil mesmo e deu super certo. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.