Pular para o conteúdo principal

Quiche de alho poró

Amigos queridos chegando para almoçar - coisa boa!  A amiga é vegetariana, ou quase, porque ela come peixe e ovo.  Raramente faço peixe em casa por causa do cheiro, e as receitas por mim testadas já fiz para ela.  Naquele dia pensei: vou fazer um quiche de alho poró.  Foi aprovado.



Quiche de alho poró
:: receita para uma forma de 35cm x 11cm - 6 fatias
  • massa para torta Arosa (uso metade)
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 2 ovos
  • noz moscada
  • sal e pimenta do reino
  • um pouco de queijo parmesão ralado para salpicar em cima (1/3 de pacote de 50g)
  • 2 alho poró
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 pedaço pequeno de manteiga
Cortar a parte verde do alho poró (folhas) e jogar fora.  Cortar 1cm da base e descartar.  Lavar bem debaixo da água.  Se a camada mais externa estiver amolecida, descarte ela também.  Ele deve ser branco e firme.  Cortar em rodelas de 1cm mais ou menos.

Colocar o azeite e o pedacinho de manteiga na frigideira e refogar o alho poró, temperar com um pouco de sal.  Quando ele ficar macio, mas sem dourar, desligar a frigideira.

Descongelar por 20 minutos a massa.  Abrir na forma de torta e colocar a forma no congelador por 5 minutos para endurecer a massa novamente.  Retirar do congelador e espalhar o alho poró por toda a superfície.

Com um batedor de ovos ou fouet, bater os ovos em forma de omelete.  Juntar o creme de leite e temperar com 2 pitadas de sal, 3 de noz moscada e 1 de pimenta do reino moída.  Misturar tudo com o fouet e despejar por cima do alho poró até chegar a borda da massa, quase transbordando.

Salpicar um pouco de queijo ralado por cima e levar ao forno quente por aproximadamente 30 minutos ou até que o recheio fique firme e uma ponta de faca espetada no meio dele saia seca.

Esperar esfriar e fatiar para servir.  Aconselho cortar antes, com uma faca de pão, porque essa massa fica semi-folheada, e solta lascas.

Para quem gosta muito de queijo, usar o resto do queijo ralado no recheio do quiche, junto com o creme de leite e ovos.  Se fizer isso, não coloque sal no mesmo, somente pimenta do reino e noz moscada.

Dica

Quem se interessar pela forma retangular anti-aderente a marca francesa é Gobel - descobri em vários sites franceses de culinária.  Ela é comercializada pela Amazon França, mas não entregam aqui...


Comentários