Pão de batata caseiro

Amiga resolveu fazer pão de batata em casa.  Tentou uma primeira vez, não deu certo.  Insistiu uma segunda vez e..  ficaram incrivelmente macios.  São ligeiramente adocicados e imagino que ao sair do forno estivessem irresistíveis, pois eu comi no dia seguinte e estavam realmente muito bons!  Recebi a foto e a receita, de presente.



Pão de Batata Caseiro
  • 1 lata de leite condensado (ver abaixo)
  • 2 saquinhos de fermento para pão seco
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de manteiga (pode ser com sal)
  • 2 ovos
  • ½ kg de batata cozida amassada ou abóbora
  • 1 colher de café de sal
Pré-aquecer o forno a 200-220 graus nos últimos 20 minutos de crescimento da massa.
Cozinhar a batata e espremer ainda quente. Esperar o purê esfriar e misturar a manteiga, leite condensado, ovos e o sal.   

Misturar o fermento seco na metade da farinha e juntar aos poucos no resto dos ingredientes.  Colocar o restante da farinha até dar o ponto de amassar.  Ainda vai grudar um pouco na mão, mas não muito. Não sove a massa.  Deixe a massa descansar por 30 minutos.  

Untar as mãos e fazer bolinhas de 6 cm de diâmetro. Colocar em forma untada e enfarinhada espaçadas de 4 cm (no mínimo 2 cm).  Deixar descansando por mais 1 hora.  Pincele os pães com uma mistura de gema com um pouquinho de água.  

Colocar no forno e deixar cozinhar até ficarem dourados, aproximadamente 20-30 minutos.  Os pães podem ser recheados com queijo, presunto, peito de peru. Não use nada que tenha molho.

Modificações feitas pela amiga:
Na falta de leite condensado, preparar um caseiro: um copo de leite em pó e 5 colheres de sopa de açúcar + um pouco de água só para dissolver e ficar com a consistência de leite condensado.

Comentários

Postagens mais visitadas