Pular para o conteúdo principal

Panna cotta de cereja Morello

Não podia ser mais fácil essa sobremesa: panna cotta de cereja.  Fui procurar umas cerejas frescas para fazer a calda, e com receio de que ficasse muito aguada, comprei uma geléia Dana de cereja, que também tem pedaços.  Com isso, tudo ficou rápido e prático.  Bastou fazer a panna cotta um dia antes, para endurecer na geladeira.



Panna cotta de cereja Morello
  • 250ml de creme de leite
  • 250ml de leite integral
  • 150g de açúcar
  • 1/2 pacote de gelatina sem sabor para dissolver
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
Colocar em uma panela funda o leite, creme de leite, açúcar e a essência.  Cozinhar por 5 minutos, mexendo sem parar, para não transbordar.  Desligar o fogo.

Preparar a gelatina incolor como indicado no pacote (dissolver em 3 colheres de água, aquecer no micro-ondas por 15seg.) e despejar essa gelatina dentro da panela com o creme cozido.  Misturar bastante com o fouet para dissolver qualquer pedaço de gelatina.  

Dividir em potinhos individuais, para desenformar ou não.  Esperar esfriar e colocar na geladeira por 3 horas para endurecer.

Dica para desenformar:
Passar a ponta de uma faca na borda, para descolar do pote.  Não precisa ir co a faca até o fundo, basta a borda mesmo.  Ferver água e colocar em um pirex.  Pegar o ramequin individual e mergulhar  na água fervendo para esquentar o vidro, colocar o prato em cima e virar (como se fosse um bolo) para desenformar.  Lembrando que o melhor ramequin para isso é o de vidro, que não é muito grosso.


Calda de geléia de cereja
  • 100gr de geléia de cereja
  • meia xícara de água filtrada
Colocar a geléia em uma panela pequena e colocar meia xícara de água fria.  Colocar a panela em fogo baixo, misturando com um fouet até toda a geléia se dissolver na água.

Quando ficar menos aguado, vai começar a formar umas bolhas parecendo uma espuma.  Desligar imediatamente o fogo e passar a calda para um pirex ou pote de cerâmica limpo e seco para esfriar.  Colocar, após frio, na geladeira e usar após umas 3 horas - tempo para ficar gelado. 

Tanto a calda quando a panna cotta ficam melhores se preparados um dia antes de servir.  


Comentários