Pular para o conteúdo principal

Bolo de milho com coco e leite de coco

Sim, essa receita é nacional, e vou chamá-la de Gâteau de Maïs et Lait de Coco, para os meus leitores franceses, muito interessados em comida brasileira.  Novamente: não sou fã de milho doce, mas o cliente principal é, então para contrabalançar os pratos que ele come e não é tão apaixonado, faço os que ele gosta e não como.  Uma troca sensata...



Bolo de milho e coco do meu jeito
  • 200g de manteiga
  • 250g de açúcar
  • 250g de Milharina
  • 150g de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento Royal
  • 1/2 garrafa de leite de coco
  • 1/2 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 1/2 pacote de coco ralado grosso, não adoçado
Pré-aquecer o forno a 190 graus.

Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremosa.  Acrescentar os ovos e bater bastante para ficar uma massa uniforme.  Juntar a Milharina e o leite de coco e bater mais uns 2 minutos.  Acrescentar a farinha de trigo, fermento e leite e bater novamente até misturar todos os ingredientes.  Por último, acrescentar o coco ralado e misturar com uma colher de silicone ou de madeira.

Untar uma forma grande redonda, um tabuleiro de 30x20cm ou 2 formas retangulares de bolo inglês com manteiga e farinha de trigo.  Despejar dentro a massa do bolo e colocar no forno para assar por 30-35 minutos até que a massa esteja seca quando espetada com um palito no centro e este sair limpo.

Meus comentários:
Por causa da Milharina - um farelo de milho mais grosso que uma farinha - esse bolo fica mais seco e sua consistência fica mais esfarelada.  Usar proporção perto de 50/50% entre as farinhas, senão o bolo despedaça ao se desenformar.

Também por causa da Milharina, ele seca no forno mais rapidamente, então supervisionar de perto o tempo de assar, que será menor que um bolo feito só com farinha de trigo.

Optei por usar 2 formas de bolo inglês porque congelei o outro.  Com isso, temos sempre um bolinho guardado para os dias de preguiça de cozinha...  Coloque em um saco plástico para alimentos, tentando tirar o máximo de ar de dentro possível e colocar no congelador.  Retirar uns 20 minutos antes da hora de comer.

Para enfeitar: fazer uma mistura de 1/3 xícara leite + 1 colher (chá) açúcar + 1 colher (sobremesa) coco ralado, misturar e aquecer por 15 segundos no micro-ondas para hidratar o coco.  Despejar por cima do bolo assim que ele sair do forno, ainda morno.  Para desenformar, cobrir a superfície do bolo com um filme plástico de alimentos, virar no prato e retirar o filme, deixando as raspas de coco em cima do bolo, intactas.


Comentários