Pular para o conteúdo principal

Peito de frango recheado com maçã e cebola

Esses peitos de frango enroladinhos e recheados foram a sensação daquele almoço! Uma surpresa ao cortar o filé e encontrar um recheio agridoce e crocante. Melhor ainda poder preparar o prato antes e aquecer no micro-ondas quando for comer. São algumas etapas, mas o resultado justifica o trabalho!


Peito de frango recheado com maçã e cebola
  • 1 peito de frango desossado e sem pele
  • 1 cebola picada
  • 1 maçã bem dura e grande
  • 1/2 limão espremido
  • 1 colher (sopa) de óleo de canola
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 200ml de vinho branco
  • sal e pimenta-do-reino
Cortar a maçã ao meio, retirar as sementes, descascar e fazer cubos de 1cm de lado. Espremer o suco do limão sobre a maçã e misturar para ela não escurecer. Reservar.

Descascar e picar a cebola. Colocar em frigideira a cebola para dourar com o óleo, salpicando sal para soltar água da cebola. Quando estiver transparente, colocar as maçãs com o suco e mexer até ficarem levemente amolecidas, cozinhando em fogo médio por 3 minutos. Desligar o fogo e esperar esfriar.

Enquanto isso, colocar o peito de frango sobre uma tábua de corte e fatiar cada metade de peito na horizontal em 3 escalopes finos. Espalhar os 6 filés sobre a tábua, temperar cada um com sal e pimenta do reino, virar e temperar do outro lado. 

Colocar um pouco de recheio sobre o filé e enrolar no sentido longo até fazer uma trouxinha - o recheio fica aparente nas laterais; não se preocupe, isso vai ser fechado depois. Repetir com os outros 5 filés.

Cortar plástico filme com uns 20cm e enrolar a trouxinha mem firme e  segurando as laterais do filme, rodar o filé como se embrulha uma balinha. Dobrar as laterais de filme para o centro. Não pode entrar água: passe outro filme plástico.  Veja nesse vídeo CLIC.

Ferver água e em panela larga que caiba todas as trouxinhas. Após ferver, colocar as trouxas de plástico filme e cozinhar por 15 minutos, retirando com escumadeira. Espere esfriar e corte a trouxa de filme pela lateral e aperte para o frango sair. 

Colocar a manteiga em frigideira grande e fritar os 6 enroladinhos, girando para dourar em todos os lados.

Retirar os frangos da frigideira e passar para travessa. Colocar o vinho na frigideira ainda quente e com uma colher de pau deglaçar todas as crostas coladas na frigideira, fazendo um molho dourado escuro a ser despejado sobre o frango. Aquecer no micro-ondas na hora de servir.

Comentários

  1. Ainda não experimentei mas estou curiosíssimos. Vi também o vídeo de como enrolar as trouxinhas no filme de plástico. Já fiz alguns cursos culinários mas essa novidade não conhecia ainda. Vou experimentar e depois te informo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá super certo. O "ballotin" é a melhor técnica para um cozimento interno sem ressecar o peito de frango.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.