Esses peitos de frango enroladinhos e recheados foram a sensação daquele almoço! Uma surpresa ao cortar o filé e encontrar um recheio agridoce e crocante. Melhor ainda poder preparar o prato antes e aquecer no micro-ondas quando for comer. São algumas etapas, mas o resultado justifica o trabalho!
- 1 peito de frango desossado e sem pele
- 1 cebola picada
- 1 maçã bem dura e grande
- 1/2 limão espremido
- 1 colher (sopa) de óleo de canola
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 200ml de vinho branco
- sal e pimenta-do-reino
Descascar e picar a cebola. Colocar em frigideira a cebola para dourar com o óleo, salpicando sal para soltar água da cebola. Quando estiver transparente, colocar as maçãs com o suco e mexer até ficarem levemente amolecidas, cozinhando em fogo médio por 3 minutos. Desligar o fogo e esperar esfriar.
Enquanto isso, colocar o peito de frango sobre uma tábua de corte e fatiar cada metade de peito na horizontal em 3 escalopes finos. Espalhar os 6 filés sobre a tábua, temperar cada um com sal e pimenta do reino, virar e temperar do outro lado.
Colocar um pouco de recheio sobre o filé e enrolar no sentido longo até fazer uma trouxinha - o recheio fica aparente nas laterais; não se preocupe, isso vai ser fechado depois. Repetir com os outros 5 filés.
Cortar plástico filme com uns 20cm e enrolar a trouxinha mem firme e segurando as laterais do filme, rodar o filé como se embrulha uma balinha. Dobrar as laterais de filme para o centro. Não pode entrar água: passe outro filme plástico. Veja nesse vídeo CLIC.
Ferver água e em panela larga que caiba todas as trouxinhas. Após ferver, colocar as trouxas de plástico filme e cozinhar por 15 minutos, retirando com escumadeira. Espere esfriar e corte a trouxa de filme pela lateral e aperte para o frango sair.
Colocar a manteiga em frigideira grande e fritar os 6 enroladinhos, girando para dourar em todos os lados.
Retirar os frangos da frigideira e passar para travessa. Colocar o vinho na frigideira ainda quente e com uma colher de pau deglaçar todas as crostas coladas na frigideira, fazendo um molho dourado escuro a ser despejado sobre o frango. Aquecer no micro-ondas na hora de servir.
Ainda não experimentei mas estou curiosíssimos. Vi também o vídeo de como enrolar as trouxinhas no filme de plástico. Já fiz alguns cursos culinários mas essa novidade não conhecia ainda. Vou experimentar e depois te informo.
ResponderExcluirDá super certo. O "ballotin" é a melhor técnica para um cozimento interno sem ressecar o peito de frango.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir