Arancini ou bolinho de arroz recheado de queijo minas

 Eu nunca faço fritura. Mas estava doida de vontade de comer bolinho de arroz. Lembrança de criança, quando a empregada fazia aquelas bolinhas de arroz, que eram fritas e ficavam crocantinhas. Mas atualmente com toda a fritura considerada politicamente incorreta, resolvi transgredir e matar a minha vontade de comer arancini.

O arancini siciliano é um bolinho de arroz recheado de carne moída, mas já temendo que isso fosse bastante complicado e trabalhoso, optei por rechear meus bolinhos com queijo minas, que era o que tinha na geladeira. Mas recomendo que use um queijo que derreta, tipo gruyère ou ementhal, para quando mordido, escorra aquele queijo saboroso.


 Arancini - bolinho de arroz recheado de queijo
  • 1 xíc de arroz curto de culinária japonesa
  • 1/2 cebola
  • sal e pimenta do reino
  • 1 maço de cebolinha
  • 1 ovo
  • 1 pacote de farinha de rosca
  • queijo ementhal ou gruyère cortado em cubos 1cm (fiz com queijo minas)
  • óleo para refogar e para fritar

Picar a cebola e colocar numa panela pequena para refogar com 1 colher de óleo. Temperar com sal e pimenta do reino. Cozinhar o arroz como se faz um arroz comum, deixando ele secar bastante. No final do cozimento, mexer a panela até evaporar o resto da água, mas que ele fique grudado porém sem desmanchar. Esperar amornar.

Enquanto isso, picar alguns caules de cebolinha bem fininho. Juntar ao arroz já cozido, provar, acertar o sal e a pimenta do reino, para dar sabor ao bolinho.

Separar 2 pratos fundos: em um colocar a farinha de rosca e no outro colocar o ovo e bater em forma de omelete.

Com as mãos molhadas - importante senão grudará muito - fazer cada bolinha de arroz, enfiar o polegar para abrir um buraco, preencher com o cubo de queijo e fechar novamente, completando com um pouquinho de arroz.


Passar cada bolinho na farinha de rosca, depois no ovo batido e novamente na farinha de rosca, deixando em um prato depois dessas etapas até fritar.

Colocar o óleo em uma panela bem pequena para ocupar 1cm de profundidade. Colocar os bolinhos dois a dois para fritar, virando com a ajuda de um garfo e uma escumadeira. Retirar do óleo quando dourar e colocar para secar sobre papel toalha.

Comentários

  1. Maravilhosos!
    Parabéns pela apresentação da receita de uma forma simples e que dá certo⭐️⭐️⭐️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mas troque o queijo: muçarela ou gruyère - tem que derreter para ficar tentador!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.

Postagens mais visitadas