Charlotte de mousse de chocolate (sem ovo)

Essa charlotte de mousse de chocolate foi preparada para crianças, então não coloquei nem licor nem ovo cru. O gosto do mousse ficou muito bom, mas com o licor fica melhor ainda. Se quiser o sabor, coloque 1 colher de sopa de licor de amêndoa ou cacau em meia xícara de leite e use para regar os biscoitos depois de descongelar a mousse.




Charlotte de mousse de chocolate (sem ovo)
  • 250gr de chocolate amargo ou meio-amargo (acima 50% cacau)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 pacote (6gr) de gelatina em pó sem sabor
  • 300ml de creme de leite fresco
  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 colher (chá) essência de baunilha
  • leite (para molhar biscoito)
Colocar as pastilhas de chocolate em um pirex e derreter no micro-ondas, potência alta por 1min 30seg, retirando a cada 30seg para mexer e não queimar. Reservar.

Em uma caneca, dissolver a gelatina em 3 colheres de água e levar para aquecer no micro-ondas por 17seg. Juntar no chantilly. Reservar.

Bater o creme de leite em chantilly, começando com a batedeira em velocidade baixa, acrescentar o açúcar após 1min e aumentar a velocidade quando começar a espumar. Ele está pronto quando o batedor fizer "rasgos" na massa. Acrescentar o chocolate derretido e bater mais uns segundos, e por último juntar a gelatina dissolvida e derretida.

Arrumar os biscoitos champagne na vertical em uma forma para charlote ou forma redonda simples (nesse caso, colocar 1 gota de glucose para colar cada biscoito na forma). Colocar a mousse de chocolate no centro, preenchendo os espaços até a superfície. Colocar os biscoitos restantes na superfície da forma (que será o fundo quando virar), se sobrar espaço.  Levar a forma para o congelador por 3 horas ou por uma noite.

No dia de servir, retirar do congelador e virar sobre o prato de servir, descolando cuidadosamente a forma dos biscoitos. Fazer em uma xícara uma mistura de leite e essência de baunilha e molhar cada biscoito usando a ponta da colher e deixando o leite escorrer em filete. Deixar a charlote na geladeira até a hora de servir.

Comentários

Postagens mais visitadas