Pular para o conteúdo principal

Torta caprese

Segundo o Wikipedia, existe uma lenda da Torta Caprese que diz a princesa da Áustria quando se casou com o rei de Nápoles, pediu uma torta de chocolate austríaca chamada Sacher, mas como os chefs não conheciam a receita, fizeram uma torta com o ingredientes típico de Nápoles: as amêndoas. Outra lenda diz que um padeiro esqueceu de colocar a farinha no bolo de amêndoas de sua padaria em 1920, mas os turistas adoraram o resultado da torta.

Ou seja, o primeiro ingrediente dessa torta são as amêndoas trituradas não muito fino para ficarem crocantes. Fiz a minha torta com metade de amêndoas e metade de castanha do pará e tentarei um dia fazer com amêndoas e avelãs. 



Torta Caprese
(adaptada do site Giallozafferano)
  • 150gr de amêndoa (*)
  • 150gr de castanha do pará
  • 200gr de açúcar
  • 250gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 250gr de chocolate meio amargo
  • 5 ovos
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar
Ligar o forno a 180 graus antes de começar.

Triturar as amêndoas e castanhas do pará no processador até fazer uma farofa. Quebrar o chocolate em pedaços pequenos e derreter no microondas em 2 tempos de 30seg, misturando entre cada etapa. 

Separar as claras das gemas e bater as claras com a outra metade do açúcar até fazer um merengue bem firme.

Bater a manteiga com metade do açúcar até ficar pastoso. Juntar as gemas e bater mais um pouco na batedeira. Colocar o chocolate derretido e misturar com uma espátula. 

Colocar as castanhas tritiradas e misturar com espátula, fazendo assim uma massa pastosa bem firme. Por último, colocar o merengue e misturar com espátula até a massa ficar homogênea porém aerada.
Levar para assar em forma de torta que abre nas laterais por 40 minutos no forno pré-aquecido; verificar espetando uma faca no centro do bolo se ela sai seca. 

Retirar do forno e só desmontar a forma depois de totalmente fria, para não quebrar a torta.
Passar para um prato de servir e salpicar com açúcar de confeiteiro através de uma peneira para fazer uma nuvem branca.

Servir em temperatura ambiente ou levar para a geladeira.

Comentários