Pular para o conteúdo principal

Presunto tender com calda de laranja

Na festa de Ano Novo, não pode faltar um belo presunto tender.  E temos que aproveitar essa época de festas para apreciá-lo, pois depois fica muito difícil de encontrar tender a venda.  Para quem está sem idéias de como prepará-lo, a receita mais básica é a que coloco abaixo, e que não tem erro.


Presunto tender com calda de laranja
  • 1 presunto Sadia
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
  • suco de 4 laranjas
  • 1 pacote de cravos da índia
  • 350ml de vinho branco seco
Com uma faca afiada, cortar a superfície do tender em riscos paralelos de 5cm entre eles, fazendo losangos.  Espetar um cravo da índia em cada cruzamento de corte.  Em um bowl, misturar o mel, açúcar mascavo e mostarda Dijon e espalhar com um pincel de silicone em toda a volta do presunto, inclusive por baixo.

Colocar o presunto no centro de uma assadeira metálica, regar com o suco das laranjas e 1 copo do vinho.  Cobrir com papel alumínio e colocar em forno pré-aquecido a 180 graus para assar.  Passados 30 minutos, retirar o papel alumínio e prosseguir o cozimento, regando com o suco que está na assadeira. O cozimento total leva em torno de 2hs, mas deve ser verificado: está pronto quando formar uma crosta vermelho escuro e quando espetado com uma faca, não saia líquidos.

Retirar do forno e fatiar, com a ajuda de uma faca elétrica, em fatias bem finas, mantendo a arrumação.  Reservar coberto com papel alumínio no prato de servir, rodeado de rodelas de laranja e cerejas, para enfeitar.

Colocar o tabuleiro onde foi assado em cima da chama do fogão, colocar o resto do vinho branco para deglaçar o fundo, mexendo até engrossar um pouco.  Se necessário, temperar com sal e pimenta do reino.  Colocar o molho em uma molheira e servir.


Comentários