Carne assada no forno

Definitivamente, hoje não era dia de cozinha cheirando a gordura.  Mas era dia de comer carne, porque semana passada fiz frango.  Fiz uma carne assada, porque o cliente principal gosta muito de carnes com molho.  Mas, diferente das carnes assadas feitas em panela, coloquei tudo em um tabuleiro e literalmente "enfornei", retirando apenas para fatiar e fazer o molho.


Carne assada no forno
:: 4 pessoas
  • 1 pedaço de filet mignon (aprox. 800g)
  • 1 colher (sopa) de tomilho
  • tempero completo Arisco (sal com especiarias) sem pimenta
  • sal e pimenta do reino
  • filete de azeite
  • 1 colher (sopa) de molho de tomate (tipo italiano)
Ligar o forno em temperatura bem alta, 200-220 graus por 15 minutos antes de começar.

Colocar o tempero completo em toda a carne, com as mãos e arrumar em uma assadeira funda metálica (teflon, aço ou alumínio).  Salpicar o tomilho, espalhando por toda a carne (por cima, depois você vai virá-la no forno).  Regar com um filete de azeite, cuidando para não retirar o tomilho de cima da carne.  Levar o tabuleiro para o forno já bem quente.

A carne vai assando (uns 30 minutos) e quando estiver bastante dourada do lado de cima, virar com a ajuda de um garfo longo de trinchar: espetar a carne e virar ao contrário, para assar o outro lado.

Deixar ela ficar bem escurinha, isso vai levar mais uns 20 minutos.  Retirar a assadeira do forno, apoiar em cima do fogão, retirar a carne para uma tábua de corte e fatiar, preferencialmente com uma faca elétrica. Cobrir com papel alumínio para a carne não esfriar.

Usar uma luva de borracha em uma das mãos para segurar o tabuleiro, e colocar sobre a chama do fogão, sem a carne.  Despejar dentro 2/3 copo de água e o molho de tomate.  Ligar o fogo com a chama baixa e, com uma colher de pau, mexer até soltar as crostas do tabuleiro, com os sucos da carne e formar um molho aguado, porém escuro.  Deixar reduzir muito pouco, regar a carne e servir imediatamente.


Comentários

Postagens mais visitadas