Pular para o conteúdo principal

Tian de berinjela, abobrinha e tomates

Precisando variar os legumes e a forma de prepará-los, não imagino muitas receitas com berinjela. Fui em busca de livros com receitas específicas de legumes sem ovos ou farinha para torná-los mais apetitosos. Achei esse tian de berinjela, tomate e abobrinha, que adaptei para fazer sem abobrinha, que fiz na semana anterior.


Tian de aubergine, tomate et courgette
(adaptada do livro Petit Larousse des Recettes aux Legumes du Potager)
  • 1 berinjela média
  • 1 abobrinha média
  • 2 tomates grandes e firmes
  • alguns galhos de tomilho fresco (ou 2 colheres chá do desidratado)
  • 2 dentes de alho
  • azeite
  • sal e pimenta do reino
  • 1/3 copo de água
Triturar o dente de alho e misturar em 3 colheres (sopa) de azeite.  Lavar todos os legumes em água corrente com esponja para limpar bem a casca, enxaguando bastante. Cortar a ponta da berinjela (onde tinha o galho) e descartar, fatiar o resto em rodelas bem finas. Fazer o mesmo com a abobrinha e os tomates. Retirar o excesso de sementes do tomate debaixo da água.

Untar um refratário com um pouco de azeite, espalhado com papel toalha ou pincel. Arrumar a berinjela no fundo do pirex, dando uma ligeira superposição nas fatias. Regar com um pouco do azeite e alho triturado. Salpicar com o tomilho, retirado dos cabinhos.

Cobrir com uma camada de abobrinha e uma camada de tomate. Repetir uma segunda camada de abobrinha e tomate.  A berinjela precisa ficar no fundo para absorver os líquidos dos legumes acima, que são cheios de água. Por cima, colocar o azeite restante com alho, espalhando por todos os legumes. Salpicar com o tomilho.

Nas duas lateriais, colocar um pequeno filete de água (sem molhar os legumes) que ficará no fundo do refratário para impedir que os legumes queimem. Cobrir com um papel alumínio e levar em forno pré-aquecido médio (160 graus) para assar por 1 hora.

Retirar o papel alumínio nos últimos 15 minutos, para secar os legumes de cima e a água do fundo da travessa.

Servir morno ou quente.

Comentários