Pular para o conteúdo principal

Cheesecake de damasco com Spekulatius

Eu realmente resolvi intentar esse cheesecake de damasco com Spekulatius, porque eu não queria usar gelatina nem assar o recheio.  Busquei uma receita rápida de fazer para usar meus biscoitos de canela, comprados na  Panificação Hamburgo. A idéia não foi minha - muitos blogs franceses mostram receitas de torta feitas com esse biscoito, super popular na França e na Bélgica. Por aqui, usamos o biscoito Maisena para a mesma função.


Cheesecake de damasco com Spekulatius
:: 4-6 pessoas
  • 20 biscoitos Spekulatius ou 1/2 pacote biscoito Maisena
  • 50g de manteiga temperatura ambiente
  • 1 caixa de creamcheese Philadelphia gelado
  • 1 caixa de creme de leite gelado
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de damasco em calda, escorridos
Ligar o forno pré-aquecido a 200 graus.

Colocar os biscoitos em um processador e triturar. Passar para uma saladeira e misturar a manteiga amolecida.  Misturar até formar uma massa úmida. Colocar em uma travessa refratária e levar para assar em forno a 200 graus por 8 minutos (supervisionar: está assado quando começar a dourar). Retirar do forno e deixar o pirex esfriar completamente, e o biscoito endurecer (enquanto quente, ele continua mole).

Abrir a lata de damasco e escorrer toda a calda. Cortar cada banda de damasco em 3 ou 4 pedaços. Reservar.

Em uma batedeira, bater o creme de leite com o creamcheese e o açúcar até ficar cremoso. Deixar para fazer isso por último, na hora de usar, pois ele volta a endurecer quando recolocado na geladeira.

Despejar o creme de creamcheese sobre a crosta de biscoito assada e, por cima, colocar os pedaços de damasco, que afundarão no creme ainda amolecido.  Cobrir com plástico filme e levar para gelar por no mínimo 4 horas, para endurecer.

Importante:
Existem 2 tipos de torta creamcheese que podem ser desenformadas: a de assar (com ovo) e a de gelar (com gelatina). Esta não pode ser desenformada porque não leva nenhum dos dois ingredientes estruturantes.

A estória do Spekulatius
O Spekulatius (nome alemão) ou Séculoos (em holandês) é um biscoito tradicional e formas desenhadas tradicionalmente consumido na festa de São Nicolau (6 de dezembro) na Bélgica, Países Baixos, Alemanha e norte da França. É servido nas brasseries e restaurantes junto com cafezinhos ou utilizado na culinária desses países. É um biscoito aromatizado com canela e de cor escura e granulado, devido a presença de açúcar mascavo.

Comentários