Canjica para um dia frio

Chamei de canjica para um dia frio a canjica simples, sem qualquer complemento enjoativo como leite condensado, amendoim, etc. Eu não chamaria de diet, porque canjica nunca é diet, mas é menos engordativa que aquelas que aparecem nas festas juninas por aí.


Canjica para um dia frio
  • 250gr de milho para canjica
  • 1/2 fava de baunilha
  • 1 pau de canela
  • 1 litro de leite integral ou semi-desnatado
  • 200ml de leite de coco
  • 3/4 xíc. de açúcar
Em uma panela de pressão, colocar a canjica e cobrir com 4 vezes a quantidade de água. Colocar para cozinhar e quando a panela atingir a pressão, abaixar bem o fogo e contar 30 minutos. Desligar o fogo e esperar a panela de pressão esfriar para abrir.

Enquanto isso, cortar uma fava de baunilha pelo meio (guardar a outra metade) e abrí-la no comprimento, raspando as sementinhas pretas de dentro com a ponta de uma faca. Colocar em uma panela bem grande o leite para ferver e colocar a baunilha (sementes e fava) para cozinhar nesse leite. Quando ferver, desligar o fogo e aguardar a canjica ficar pronta.

Escorrer toda a canjica da panela de pressão em escorredor de macarrão e passar o milho para uma panela com o leite. Juntar o leite de coco, açúcar e canela em pau e levar para ferver com tampa da panela ligeireamente deslocada (senão vai espumar e transbordar).  Deixar borbulhando e cozinhando em fogo baixo por mais meia hora para o leite engrossar.  

Servir quente, polvilhando canela em pó por cima (eu prefiro sem...)

Comentários

Postagens mais visitadas